segunda-feira, 14 de junho de 2010

O dia começou bem na Copa: Holanda bate a Dinamarca

Só vi o final do jogo, mas foi o suficiente pra ver que a Holanda está jogando uma bola redondinha!

Fez 2 x 0 na Dinamarca, e poderia ter sido 3! Um defensor viking salvou uma bola em cima da linha! Aliás, o mesmo que fez a lambança do primeiro gol da Holanda, ao cabecear pra trás, acertar as costas de um companheiro, e a bola rebater e entrar no próprio gol.

Mas no segundo gol da Holanda, o defensor dinamarquês marcou bobeira, e ficou assistindo o atacante Kuyt passar por ele e pegar o rebote da trave pra meter no fundo da rede (numa desviada do ótimo Elia, que entrou no segundo tempo, no lugar de Van der Vaart, e  jogou de ponta esquerda).

Depois da Alemanha ontem, a Laranja Mecânica mostrou a que veio: deu um baile na Dinamarca, que não é nenhuma Austrália!

***

Agora tem Japão x Camarões: os japoneses devem aprontar alguma, pois vem de 5 jogos sem vitória e alguns gols contra, e Camarões tem o milionário e falastrão Eto'o, que baixou o sarrafo no Roger Milla, herói futebolístico de seu país.

Dei uma olhada: o Japão está ganhando de 1 x 0 de Camarões (gol de Honda, recebendo cruzamento na segunda trave, matando a bola e metendo pra dentro. A zaga marcou bobeira).

E parece que Eto'o está engolindo suas palavras, ao esbravejar contra Milla, dizendo que ia arrebentar na Copa.

No segundo tempo, deu pra ver o problema: o técnico de Camarões botou o Eto'o fixo na ala direita. E quer que ele faça o quê? Em vez de deixar ele totalmente livre, lá na frente, ele prende o craque do time bem longe da área adversária. Deve ter parente no Japão pra fazer isso!

Falando em Japão, o goleiro japonês acabou de dar um soco na cabeça do Túlio Tanaka, ao tentar espalmar uma bola! O festival de lances bizarros é grande nesta Copa!

Assisti uns dez minutos desse segundo tempo. Sinceramente, que jogo chato!!!!! Totalmente previsível: Japão apenas se defende, esperando a chance de contra-ataque. E Camarões fica trocando bola sem nenhuma criatividade, até perdê-la pra defesa japonesa. Acho que podem jogar uma semana que nada vai mudar!

E não mudou: termina Japão 1 x 0 Camarões!

***

Recém-terminou o jogo Itália 1 x 1 Paraguai (Alcaraz marcou para os guaranis, de cabeça, e De Rossi para a Itália, escorando escanteio, em bola não alcançada pelo goleiro adversário). Ao final da partida, há uma sensação enorme de falta, embora ambos os times tenham se empenhado ao máximo, com muita marcação, dura, às vezes um pouco violenta, algumas pancadas de parte a  parte, e muita correria.

Mas faltou criatividade no meio de campo, faltou em ambas as equipes um jogador que fizesse a diferença, tanto num lance bonito quanto efetivo em direção ao gol. Faltou Francesco Totti na Azurra, e faltou Salvador Cabañas no Paraguai (Totti foi cortado e Cabañas está se recuperando da cirurgia na cabeça; a falha da Itália é mais grave, pois deixou fora um jogador que queria ir pra África). Assim como falta Ronaldinho Gaúcho no Brasil.

Como dizia o Edmundo na transmissão, faltou o 'fantasista', ou para nós, o 'pensador', o armador, o meio-campista que pensa o jogo e cria um lance genial. Não basta ter senso tático e disciplina férrea, é preciso criar, pois pra destruir há muitos. A maioria absoluta da imprensa diz que o time da Itália está velho, que não tem força.

Muito pelo contrário, força física eles tem de sobra, pois a idade não afeta em nada um atleta bem preparado, haja vista os 'vovôs' que andam correndo campo mundo afora. O que faltou mesmo foi jogador de talento, que cria jogadas efetivas e ao mesmo tempo belas, que é o que dá a magia do futebol. Sem isso, podem botar 22 leões-de-chácara em cada jogo que não vai sair nada além de pontapés e sonolência em quem assiste. Nada mais.

Que Garrincha inspire Robinho e Kaká amanhã, para não padecermos dessa carência crônica de criatividade no meio de campo da maioria das seleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário