sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começa a Copa do Mundo: África do Sul x México

Finalmente, chega o grande momento: as duas primeiras equipes iniciam a disputa do troféu mais cobiçado do futebol: a Taça do Mundo.

A gente fala, comenta, especula, mas quando chega a hora da verdade, só vale mesmo quem tem talento, técnica e capacidade pra dominar a bola e fazê-la ir onde precisa: o gol.

E assim África do Sul e México recém terminaram o primeiro tempo do primeiro jogo da Copa 2010. E a melhor figura em campo, técnica e taticamente foi o filho de brasileiros que joga pela seleção mexicana, o Giovanni dos Santos. O guri tem o jeitão do R. Gaúcho, tem talento e presença. Infernizou a defesa sul-africana. Mas na hora decisiva, o centro-avante mexicano perdeu muitos gols.

E nos últimos 6 minutos, os Bafana-Bafana dominaram o jogo, mas também não fizeram seu gol. Enfim, a primeira etapa terminou em 0 x 0.

Agora, que o time de Parreira joga muito menos que o time do Joel Santana, é fato. Na Copa das Confederações a equipe sul-africana, mesmo com resultados regulares, mostrou padrão tático, aglomeração do time, pressão contra os adversários e mais objetividade. O time do Parreira parece um grupo de amigos que se reuniram no fim de semana pra bater uma bolinha. Ninguém se encontra em campo. Tem jogador que não sabe bater lateral.

Poderíamos até falar em nervosismo, mas passados os primeiros 15 minutos, o jogador se assenta em campo e começa a jogar, e aí a coisa não se desenvolveu. É minha primeira impressão, mas acho que fizeram bobagem em demitir o Joel. Se fosse aquele time jogando, acho que já estariam ganhando do México. Vamos ver o que acontece no segundo tempo.

***

Enquanto esperamos a segunda etapa, algumas notas:

os espetáculos de abertura da Copa foram maravilhosos (ontem e hoje). Diferente de outros países, em que a tecnologia predomina, o elemento humano foi o centro da festa sul-africana. Certíssimo: bonito, organizado, bem feito, alegre. Gostei dos shows, embora tenha visto poucas partes, mas sou fã da Alicia Keys e gostei de ver a Shakira falando português, me surpreendeu.

Outra nota alegre foi ver uma das equipes da TV Bandeirantes, com o Neto, levar uma kombi cheia de bolas de futebol para a gurizada de Soweto. Gostei de ver isso porque uma outra reportagem, em que mostravam os hotéis em que estão concentradas as seleções, havia muita gente sul-africana do lado de fora, e a rapaziada jogando bola com velhas bolas furadas e remendadas, e ninguém das seleções lembrou de mandar uma bolinha nova pra meninada jogar. Nota 10 pro Neto e pra equipe da Band.

Mas, infelizmente, houve um momento muito triste para Mandela e toda a África do Sul: uma bisneta dele morreu num acidente de carro, quando voltava do show de abertura ontem, a Zenani Mandela, de apenas 13 anos. Há suspeita de que o motorista do carro estivesse embriagado (o carro capotou numa estrada, fora da cidade). ***

Logo no início do segundo tempo, confirmando o ditado de que quem não faz leva, a África do Sul fez seu primeiro gol num contra-ataque rápido, com um golaço de pé esquerdo, num chute cruzado, no ângulo, do Tshabalala! :) É  o primeiro gol da Copa 2010!

E o México acabou de empatar o jogo, em bobeada da defesa Bafana: bola na área, a zaga tentou fazer a linha de impedimento, sobrou um zagueiro contra vários adversários, e o Rafa Marquez aproveitou e mandou pra dentro! E o jogo terminou empatado.

Mas os sul-africanos vão poder reclamar de um pênalti claro, não assinalado pelo árbitro, e chorar o gol perdido nos últimos minutos, numa bola que bateu no pé da trave direita do gol mexicano!

Sorte aos Bafana-Bafana na próxima!

***

No jogo da tarde, Uruguai e França empataram em 0 x 0, numa partida chata, burocrática, sem criatividade. Os resultados desse grupo são imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário