domingo, 3 de julho de 2011

Brasil estreia com empate na Copa América

Brasil empatou em 0 x 0 com a Venezuela em sua estreia na Copa América na Argentina, pelo Grupo B.

Foi um jogo regular, sem muita criatividade. Só não dá pra reclamar muito porque a Argentina também não fez muito mais contra a Bolívia, e conta com Messi, Tevez, Aguero e De Maria, ou seja, um ataque bem mais qualificado que o nosso.

A única coisa que dá pra falar agora é que esse nosso time não suscita ainda nenhuma esperança para 2014. Neymar e Ganso, a exemplo de Messi ontem, não fizeram grande coisa. Muita firula e pouca objetividade.

Quer saber, deixa pra lá. Acho que estou ficando velho e lembrando demais os grandes craques do passado, ou pelo menos os de um passado não tão distante, que contava com RRRR: Ronaldos, Rivaldo, Romário...

E até Joel Santana provoca mais emoção à beira do gramado gritando com o time do Cruzeiro do que o Mano Menezes na Seleção.

Aliás, não sei se já comentei neste blog, mas pra mim o Joel, com seu jeitão simples e emotivo, fez muito mais à frente da seleção Sul-Africana do que o Parreira, assim como já está fazendo no Cruzeiro (embora também já é senso comum que todo mundo que pega grupo treinado pelo Cuca se dá bem; bom pro Cruzeiro então!).

***

Veja os jogos do grupo do Brasil aqui:

03/07

16h00 Brasil 0 x 0 Venezuela > Ciudad de La Plata - La Plata

18h30 Paraguai 0 x 0 Equador > Brigadier Estanislao López - Santa Fé

***

09/07

16h00 Brasil 2 x 2 Paraguai > Mario Alberto Kempes - Córdoba

O time continua igual, não há muito o que comentar sobre individualidades. O time como um todo desestimula os comentários, mesmos as críticas negativas.

No entanto, podemos especular um pouco: se existe algo pior que o time atual, seria perguntar: há jogadores melhores para o lugar dos que aí estão?

Ou pior ainda: temos algum técnico melhor que o Mano Menezes?

Quem? Muricy Ramalho? Este deve ser candidato único a ser melhor que o Mano, pois no momento não vejo ninguém que seja absolutamente melhor.

Ou poderíamos ser mais razoáveis e entendermos que estamos numa época de entressafra de craques, e não temos mais grandes jogadores como em décadas anteriores, quando podíamos montar tranquilamente 2 seleções e ainda sobravam bons jogadores.

Vamos cair na real: Neymar (ainda) está mais para Denilson do que para Messi, embora este também não se dê bem em sua seleção, e Denilson tenha uma faixa de campeão do mundo no peito.

Se Neymar chegar ao menos onde Denilson chegou, já estará de bom tamanho em termos de carreira. Mas isso, só o tempo dirá, e o tempo que vai mostrar essa resposta está além de julgamentos atuais sobre esses fenômenos.

*

18h30 Equador 0 x 1 Venezuela > Padre Ernesto Martearena - Salta

***

13/07

19h15 Paraguai 3 x 3 Venezuela > Padre Ernesto Martearena - Salta

21h45 Brasil 4 x 2 Equador > Mario Alberto Kempes - Córdoba

***

Brasil ficou em primeiro no grupo, com 5 pontos, seguido de Venezuela, com o mesmo número de pontos. Paraguai ficou com 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário