segunda-feira, 29 de março de 2010

Novos esportes: futeboxe, kungfute, chutefol

Inspirado num artigo de um amigo sobre o fanatismo no futebol, encontrei uns vídeos que mostram o absurdo produzido por jogadores, técnicos, árbitros e torcedores, quando perdem a cabeça e esquecem (os três primeiros grupos citados) que são profissionais e que todos os outros são colegas de profissão.

Certamente que os torcedores que fazem mais do que aplaudir ou vaiar das arquibancadas estão com o mesmo problema, e precisam mesmo é de tratamento psicológico!

Gente que não sabe o que é horário de início e término de jogo, e que existem regras no jogo, como em qualquer combate.

Afinal de contas, se preferem a pancadaria, por que não vão praticar boxe, kung-fu, karatê, jiu-jitsu e assemelhados? Pelo menos extravasariam sua raiva em um local protegido, da maneira correta!

E ainda por cima aprenderiam a superá-la, pois como dizem os mestres orientais, pela raiva não se vai a lugar algum, exceto para a terra dos pés juntos!

Vejam abaixo os exemplos dos citados "novos esportes", criados pelos cabeças de fósforo, dos quais nem o Felipão escapa, assim como outros grandes (e nem tão grandes!) campeões do "futebol arte", como Jorge Henrique, André Luis (que disse que tinha superado a estória do atropelamento de um burro numa rodovia; parece que não, pelas agressões no penúltimo jogo do São Paulo, que o árbitro fingiu que não viu), Valdívia, Sandro Goiano, Danilo, Souza, Obina, (que adora dar cotoveladas na cara dos adversários), Túlio e Coelho, entre muitos outros, como o próprio Felipe Melo, da Juventus, que está na lista de Dunga pra Copa, mas que além do futebol tem se especializado mesmo é em agredir os adversários; já sabemos que vamos pra Copa da África com um a menos!).

Quem gosta de truculência e músculos avantajados se esquece que tamanho não é documento na hora de ganhar jogo.

Ou não se lembram que na Copa de 70 nosso ataque era feito de baixinhos?

Será que não sabem que Pelé tem 1 m e 71 cm de altura?

Ou não viram o tamanho de Rivellino, Tostão, Jairzinho?

E outros craques grandiosos, que não eram muito altos: Garrincha (nos trouxe a Copa de 62), Zico (ídolo maior dos rubros-negros), Romário (a Copa de 94, na qual ele batia escanteio e cabeceava, e só com 30% de sua capacidade física), Bebeto, o Maradona em 86, o Messi hoje no Barcelona, e muitos outros!

É bom lembrar que nossa Rainha do Futebol, a Marta, também é baixinha!

Fora aqueles que nem são bons em alguns fundamentos, mas na hora da decisão se superam, como Zidane, que marcou dois gols de cabeça contra o Brasil em 98, enquanto o Júnior Baiano (famoso por suas cotoveladas) só assistia. E os exemplos são inúmeros, vou parar por aqui!



***


***

Acrescento mais um vídeo a este artigo, contendo cenas de futeboxe e kungfute perpetradas por grandes craques inclusive, como Adriano, Edmundo, Romário, Maradona, etc. Tem o famoso direto de esquerda que o Edmundo tomou de um adversário, que o derrubou no gramado. E a cena da briga do Maradona é digna dos mais terríveis filmes de pancadaria generalizada. Nem nisso ele pode ser comparado a Pelé, que quando precisou revidar os coices dos adversários, o fez com classe, sem dar chilique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário