sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A genial Seleção de 58

Como eu comentei em artigo anterior, até os integrantes da Seleção de 70 concordam que a Seleção de 58 era superior individualmente ao time considerado o melhor de todos os tempos (o de 70).

Faço então esta homenagem àquele time fabuloso, e ao nosso Futebol Campeão do Mundo, que tinha Nilton Santos, Pelé, Garrincha e Didi jogando juntos. Só pra terem uma ideia da genialidade desses jogadores, Didi foi eleito o melhor jogador daquela Copa. E Pelé foi campeão mundial com 17 anos.

Embora essas informações pareçam ser de conhecimento comum a todo brasileiro, há jogadores na nossa Seleção atual que desconhecem os jogadores que trouxeram nosso primeiro título mundial.

Nada melhor então do que citar os nomes deles aqui. O time que venceu a Suécia na final por 5 x 2 tinha: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo.

O treinador era Vicente Feola.

Outros grandes jogadores que participaram daquela campanha, 22 ao todo: Castilho, De Sordi, Djalma Santos, Mauro Ramos, Zózimo, Oreco, Dino Sani, Moacir, Joel Martins, Mazzola (o José João Altafini, que também disputou uma Copa do Mundo, a de 62, pela Itália), Dida e Pepe (o "Canhão da Vila", que ganhou duas Libertadores e dois Mundiais interclubes com o Santos). Nosso artilheiro foi Pelé, com 6 gols.

A campanha foi:

Brasil 3 x 0 Áustria


Brasil 0 x 0 Inglaterra


Brasil 2 x 0 União Soviética


Brasil 1 x 0 País de Gales


Brasil 5 x 2 França


Brasil 5 x 2 Suécia

Vejam vídeo da final Suécia x Brasil (prestem atenção: Garrincha está com a camisa 11 e Zagallo está com a 7):



***

Vejam mais informações e fotos no site da CBF.

E assistam a uma reportagem com o locutor esportivo Braga Júnior, que transmitiu a Copa de 58 para a Nação Brasileira então Campeã do Mundo:

3 comentários:

  1. [...] Muito embora, devo admitir, que os próprios jogadores dessa Seleção já reconheceram que a equipe de 58 era melhor individualmente, mas que a de 70 era melhor [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] Suécia e Brasil fazem jogo amistoso no Estádio RasundaPublished August 14, 2012 | By Gentil O Brasil vai enfrentar a Suécia amanhã no Estádio Rasunda, local da final da Copa do Mundo de 1958. [...]

    ResponderExcluir
  3. [...] do primeiro título mundial em 1958, na Suécia, nossa equipe campeão foi para o Chile em 62 em busca do segundo torneio, na sétima edição do [...]

    ResponderExcluir