quinta-feira, 28 de julho de 2011

Inter e Grêmio mostram como tratar seus ídolos


Dirigentes e treinador entram em sintonia para alfinetar Renato Gaúcho

Ex-técnico do Grêmio torna-se pauta recorrente nas entrevistas no Olímpico (Veja a matéria completa aqui.)

Essa é uma maneira exemplar de tratar o maior ídolo do clube!

[caso não tenham notado, foi uma  ironia]

*

Parece que o Inter seguiu esse exemplo com Falcão, demitido após 3 meses e 2 dias; demissão essa seguida de críticas e alfinetadas semelhantes.

*

Atualização (04/08): Grêmio demitiu Julinho Camargo (1 vitória em 6 jogos) e está contratando Celso Roth. Coerência é tudo no futebol!!! Parabéns! Essa é a hora do Renato Gaúcho dar risada, afinal, quem ri por último ri melhor!


*

O mais interessante que noto nesses episódios é que nessa hora ninguém da diretoria desses clubes lembra QUEM foi que teve a brilhante ideia de contratar os ídolos para treinar os times.

Ninguém assume de onde partiu a iniciativa de buscar os ídolos para resolver os problemas imediatos.

*

Ninguém aparece pra apontar para si próprio e dizer: "Fui eu que o contratei, assumo minha avaliação equivocada (ou qualquer outra desculpa), e por isso sou eu que vou demitir o treinador."

Apenas os treinadores são aqueles que se equivocaram, avaliaram errado e conduziram os times ao fracasso (??).

Ué, o Renato não foi heroico ao tirar o time da ZR e levar pra Libertadores em 2010? Agora não presta mais para o clube.

E Falcão não foi igualmente heroico ao conquistar o Gauchão 2011 no Olímpico?

*

Aí, tomam uma decisão simples: mandam o treinador e maior ídolo do clube embora (ou forçam uma situação pro cara se demitir), e depois continuam dizendo que a culpa ou responsabilidade foi inteiramente do treinador.

Ora, e quem os contratou, não tem responsabilidade nenhuma?

Ainda mais no caso de Renato Gaúcho e PR Falcão, os ídolos maiores da dupla GRE-NAL.

Pelo menos podiam ser mais inteligentes e não queimar o filme de ninguém, nem o próprio. Parecem políticos, tratando os torcedores como tratam os eleitores, passando a ideia de que acham que ambos são sempre burros e que podem ser sempre enganados.

Aham, claudia, senta lá, como se diz por aí!

*

Mais interessante ainda é ver que ambos os clubes tem atitude idêntica no tratamento aos ídolos.

Não por acaso são rivais: ambos se olham no espelho e detectam o horror que acham que é do outro. Parece que não entenderam ainda o significado de espelho.

Quem sabe um dia possam se reconhecer um no outro e, partindo daquilo que acham de mais ruim no outro, melhorem a si mesmos.

E parem de maltratar seus próprios ídolos, que são os pilares de sustentação dos clubes. Sem ídolos, não há torcedores nem patrocinadores, sem torcedores e patrocinadores, não há clube.

*

Parafraseando um poeta que todos conhecem: os componentes das diretorias que maltratam os ídolos do clube passarão, os ídolos não, independente do quanto são maltratados, pois esses são passarinhos, e seu "canto" é apreciado pelos torcedores.

E não adianta fazer chantagem com a torcida, trocando um ídolo por outro (Fernandão no lugar de Falcão): a emenda fica pior que o soneto, pois mostra o quanto a diretoria trata os ídolos como mercadoria, que pode ser trocada a qualquer hora.

*

Eu sou cruzeirense, torcedor da Raposa de BH (e escrevo como torcedor neste blog; não sou jornalista), mas quando eu morava lá no interior de Minas Gerais (hoje moro em Porto Alegre), em 1983, acordei bem cedinho para ver o Grêmio ganhar do Hamburgo (sou bem brasileiro), com dois gols do Renato Gaúcho e jogadas fantásticas de Mário Sérgio.

Assim como vibrava com o Falcão quando ele jogava na Seleção e na Roma.

Quase 30 anos depois, ainda lembro disso e desses jogadores.

Mas quem é mesmo que dirige o Grêmio hoje? E o Inter?

Ah, pra não ser injusto, devo dizer que me lembro bem de Fábio Koff e de Fernando Carvalho, mas com certeza eles não são os dirigentes hoje.

*

Minha homenagem a Renato Gaúcho e Gabiru e tantos outros, como Nildo, herói da conquista da Copa do Brasil de 1994 pelo Grêmio (Nildo foi dispensado do Grêmio sem mais conversa, mesmo dizendo que jogaria até de graça no Olímpico)!



***



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário