quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santos é tricampeão da Libertadores

O Santos derrotou o Peñarol por 2 x 1 esta noite e ganhou a Libertadores 2011, chegando assim ao seu terceiro título. Os gols foram de Neymar e Danilo. Durval tentou desviar um cruzamento e fez gol contra.

Tudo isso aconteceu no segundo tempo, porque o primeiro foi mais apagado, com mais marcação de ambas as partes.

Na segunda etapa o Peixe voltou ligado e fez o primeiro no primeiro minuto, em jogada com Ganso e Arouca, finalizada por Neymar.  Aos 23 min, Danilo recebe lançamento de Neymar, passa pelo marcador e toca no canto direito do goleiro.

Estava praticamente selada a vitória, já que o Peñarol tem um time muito limitado tecnicamente e mal consegue alçar bolas na área do Santos, o que ficou tentando fazer até o final, com esporádicas tentativas de jogadas por baixo.

Pra variar, após o apito final, a exemplo do Estudiantes em edição passada da Copa Libertadores, os jogadores do Peñarol deram o vexame máximo de agredir os jogadores santistas, que tentaram se defender de qualquer jeito.

Um ato inominável, principalmente para quem foi recentemente terceiro colocado em uma Copa do Mundo. Lamentável, indigno de qualquer equipe esportiva.

[Uma matéria da Globo mostra que tudo foi iniciado porque um torcedor santista, que entrou no gramado junto com a comissão técnica do Santos, provocou um jogador uruguaio, que reagiu e partiu atrás do torcedor para agredi-lo, fato que levou outros jogadores a fazer o mesmo; como os jogadores santistas pensaram que se tratava de uma agressão a eles, se defenderam. O fato de ser um torcedor a iniciar o problema não muda em nada a questão da agressão dos uruguaios, que aconteceu durante todo o jogo. Veja mais informações aqui.]

Mas como diz o ditado, quem não sabe perder, jamais aprenderá a ganhar. Por isso o Brasil é o único pentacampeão do mundo. E os uruguaios seguem com seus títulos conquistados há mais de 60 anos. Devem ter achado que iam fazer outro "maracanazzo". Sigam sonhando, "hermanitos", porque com esse 'futebolzito', acho meio difícil. É tipo assim: não basta perder, tem que dar vexame. Infelizmente, com a contribuição do árbitro, que permitiu a violência deles o jogo inteiro. Só podia terminar assim.

Menos mal, que o Santos se segurou, venceu a partida e levou o troféu mais desejado do continente.

Parabéns a toda a equipe do Santos que, embora não tenha particularmente me encantado com seu futebol, mereceu pela eficiência, paciência, lealdade e postura em campo. E obviamente não é minha opinião que vai impedir a festa dos santistas! :)

E de modo algum o Peñarol merecia ganhar, tanto pelo péssimo futebol apresentado, quanto pela mania de querer ganhar na porrada. Merecia sim ter levado mais uns dois gols, no mínimo, para aprender a lição de maneira mais efetiva ainda. Vão dormir com cabeça inchada, com mais uma derrota.

Quanto ao Santos, a hora agora é de comemorar! Com a presença do Rei do Futebol e muitos outros craques do passado, que vibraram com a vitória do Peixe.

Desta forma, o Santos vai disputar o Mundial Interclubes no final do ano, para quem sabe disputar uma final contra o Barcelona. Seria interessante de ver.

***

Veja os gols do jogo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário