terça-feira, 11 de maio de 2010

Os craques que estão fora da Copa do Mundo da África do Sul

Muitos jogadores estão fora do Mundial da África, tanto por contusão quanto por corte de seus treinadores, que tem suas idiossincrasias e preferências.

No Brasil, a lista é longa: Paulo Henrique Ganso, Neymar, Victor, Kléber, Ronaldinho Gaúcho, Fábio, Fred (que poderia disputar a vaga do Adriano, mas teve a infelicidade de ser operado de apendicite há poucas semanas), Hernanes, Arouca, Marcelo, Miranda, etc.

Infelizmente, muitos desses são melhores que Júlio Baptista (reserva na Roma), Felipe Mello (jogando mal na Juventus), Josué, Kléberson (reserva no Flamengo), ou Ramires, que vi jogar bem uma única partida na Copa das Confederações.

***

Em outros países, tem o Beckham, contundido, o Wayne Rooney, que pode ficar fora se não se recuperar, assim como Terry, embora estejam na lista de convocados da Inglaterra.

Atualizando (04/06/2010): falando em Inglaterra, está confirmado o corte de Rio Ferdinand, por lesão no joelho. Michael Dawson foi chamado para ocupar a vaga do zagueiro do Manchester United.

***

Agora o Karim Benzema, fora da equipe francesa, assim como o Patrick Vieira, campeão mundial em 1998. Acho que deu a louca nos técnicos de futebol.

***

Falei em outro artigo dos italianos que passaram em branco, como Nesta, Totti e Luca Toni, assim como o Amauri. Cassano também foi esquecido pelo treinador italiano. Fábio Grosso, o lateral que cobrou o pênalti que deu o tetracampeonato à Itália em 2006, foi cortado hoje da seleção italiana. Junto com Antonio Candreva, que foi barrado também, vão ver a África do Sul pela tv.

***

Á medida que outras convocações polêmicas acontecerem, aumentarei esta lista dos que vão assistir a Copa em casa. Parece que vamos ter mais craques fora da África do que nela, pelo menos grandes craques.

E não podemos nos esquecer que em todas as Copas sempre acontecem acidentes que tiram jogadores às vésperas do Mundial, como no caso de Emerson em 2002, Romário em 1998, ou do Careca em 1982. Assim, vamos ver o que Deus reserva para nós na África. Ás vezes, Ele dá uma forcinha e acaba escalando algum craque que havia sido deixado de lado.

***

Falando em acidentes, saiu a notícia confirmando a lesão no tornozelo de Michael Ballack, campeão inglês e da Copa da Inglaterra pelo Chelsea. Como ele vai levar pelo menos dois meses para se recuperar, temos mais uma baixa na Copa 2010. Um craque a menos, e a Alemanha sem seu capitão, que já disputou duas Copas pelo seu país. Mas isso não é tudo, Metzelder também não vai pro Mundial, nem Kevin Kuranyi.

Quando é uma lesão, a gente se resigna, e acaba se conformando, pois não há o que fazer. Agora, triste é ver treinador deixar craques de fora, e levar jogador que é reserva ou até reserva de reserva em seus clubes. Se Dunga não levar a Seleção ao título mundial, certamente ele vai ser eternamente cobrado por não ter levado R. Gaúcho, PH Ganso e Neymar. Vai gostar de criar karma pra si assim lá na Índia!!!

***

Hoje saiu a lista dos 30 convocados da Argentina, e Maradona já causou polêmica ao deixar Zanetti, Fernando Gago e Cambiasso fora da Copa da África. O dia hoje está muito ruim para os grandes jogadores de futebol! Riquelme também está fora, mas foi por escolha própria; ele decidiu não servir à seleção argentina enquanto Maradona estiver lá.

***

Outro vizinho que não vai pra África do Sul é Cristián Rodriguez, do Uruguai.

***

Falando em vizinho, não podemos esquecer de um patrício lá da terrinha: João Moutinho não vai envergar a camiseta de Portugal em terras africanas. Além dele, o lateral direito Bosingwa, do Chelsea, o meia Ruben Micael e o atacante Varela, ambos do Porto, também estão fora, todos por contusão.

Atualização (08/06/2010): Portugal cortou hoje o atacante Nani, que joga no Manchester, que vinha de excelente temporada. O problema é uma lesão na clavícula, sem tempo para o jogador se recuperar antes do Mundial. Ruben Amorim, do Benfica, foi chamado no lugar de Nani.

***

E aproveitando a passagem pela Europa, o Ludovic Magnin da Suiça vai perder este prazer também!

***

Na do Chile, o 'loco' Bielsa defenestrou o Maldonado.

***

Do jeito que a coisa está indo, daria pra fazer uma Copa do Mundo B, disputada pelos renegados de cada país! E é possível que os jogos fossem melhores que os da oficial.

***

Falando em Copa B, na Holanda Van Nistelrooy e Seedorf estão de férias do elenco que vai pra África. Eu nunca gostei do futebol do primeiro, mas o Seedorf é craque. Acho que essa vai ser a Copa mais chata da história, a julgar pelo grande número de "carregadores de piano" que estão indo, enquanto os artistas estão sendo relegados a segundo plano.

De que adianta ter tanto piano, se não tem quem o toque?

Lanço uma aposta: essa Copa vai ter mais empates que qualquer outra. Depois veremos!

Atualizando (05/06/2010): esta foi a vez de Arjen Robben: ao tocar uma bola de calcanhar, no final do amistoso da Holanda contra a Hungria, vencido pela Laranja Mecânica por 6 x 1, ele caiu no gramado segurando a perna. Pode ter havido rompimento de tendão. O técnico holandês, Bert Van Marwijk, vai aguardar o diagnóstico do hospital para saber o que fazer, embora já tenha dito que Robben não viaja com a delegação pra África do Sul hoje.

***

Atualizando: 01/05/2010: Carlos Alberto Parreira cortou hoje o Benni McCarthy da seleção sul-africana. Benni foi retirado da lista por estar fora de forma (acima do peso) física e técnica. O problema é que o Benni é o maior jogador da África do Sul. Seria como cortar o Ronaldo Fenômeno e o Adriano em 2006. Parece que o Parreira aprendeu a lição, não querendo mais arriscar o pescoço com craques sem condições físicas adequadas para um torneio tão disputado.

***

Atualização (04/06/2010): Didier Drogba, centro-avante da Costa do Marfim, com lesão no braço, e Rio Ferdinand, zagueiro da Inglaterra, que sentiu dores no joelho, podem ficar fora da Copa do Mundo. Vamos aguardar os resultados da avaliação médica de ambos. Isso é uma pena, pois quanto mais saem craques, mais diminui a qualidade dos jogos.

Aliás, o jogador que quebrou o braço de Drogba, o brasileiro naturalizado japonês, Marcos Túlio Tanaka, disse que "não teve intenção" de machucar o Drogba. Esse cara é um '..anaca' mesmo! Eu vi o lance, ele foi totalmente imprevidente e imprudente, saltando com o joelho levantado, dando um encontrão no jogador marfinense. E nesse mesmo amistoso ele já havia feito um gol contra numa falta cobrada pelo próprio Drogba.

E o M.T. Tanaka também já havia feito outro gol contra no amistoso contra a Inglaterra. E vem com esse papo furado de que não teve intenção. O cara parece uma locomotiva desgovernada. Agora, doido mesmo é o técnico japonês, que convoca um cara assim. Obviamente, na primeira falta que ele cometer vai ser expulso, e vai dizer o quê, quando o Japão for eliminado? "Ah, não tive intenção!" Bem, podemos dizer que a Copa já conta com uma seleção eliminada. O Japão perdeu da Inglaterra com dois gols contra, e tomou 3 x 0 da Costa do Marfim. Com uma zaga dessas, 'bye-bye, baby'! E assim o Túlio Tanaka poderá voltar aos tatamis e ringues, para retomar sua carreira nos campeonatos de vale-tudo! Felipe Mello está fazendo escola!

***

Lembro também que Michael Essien, de Gana (que joga no Chelsea), não foi convocado por causa de uma lesão no joelho esquerdo, durante a Copa Africana de Nações.

***

Hoje o Michel Bastos, do Brasil, teve um acidente de trabalho, se chocando com Elano e machucando o tornozelo. Vamos torcer para que não seja nada grave!

***

Atualização (05/06/2010): Mikel John Obi, meio-campista que joga no Chelsea,  foi cortado pela Federação Nigeriana de Futebol (ele não conseguiu se recuperar de uma lesão a tempo de jogar a Copa).

***

Atualização (20/06/2010): Anelka, da seleção francesa, foi excluído ontem pela Federação Francesa de Futebol por ter ofendido o técnico, durante o jogo contra o México. Hoje, o chefe da delegação francesa pediu demissão, por não suportar o clima de hostilidades no ambiente de sua seleção. O que motivou sua retirada foi o desentendimento entre o preparador físico Robert Duverne e o lateral Patrice Evra. O clima está quentíssimo no inverno sul-africano!

2 comentários:

  1. [...] um japonês que nasceu em São Paulo. O jornal francês L’Equipe já põe o ídolo Africano fora da Copa, apesar da Federação Marfinense não confirmar o corte do [...]

    ResponderExcluir