quarta-feira, 15 de julho de 2009

Campeões da Libertadores: a catimba, a pancadaria e o péssimo futebol

O Estudiantes derrotou o Cruzeiro hoje no Mineirão por 2x1.

Mas eles não venceram apenas no número de gols.

Eles foram imbatíveis na pancadaria, na maldade, na falta de futebol, na enrolação, na catimba, e na infelicidade de ser em breve esquecidos pela absoluta falta de criatividade ou beleza no trato com a bola.

Desafio qualquer um a mostrar uma única jogada do time argentino onde houve envolvimento tático ou técnico sobre o time do Cruzeiro.

Desafio qualquer um a mostrar daqui a dez anos a genialidade desse time argentino. Quero ver se alguém vai achar o mais mínimo traço de bom futebol nessa mediocridade geral no toque de bola.

Meu time foi derrotado. Mas não tenho UMA ÚNICA VÍRGULA A RECLAMAR DELE. Tiveram garra, vontade, e tentaram ganhar jogando futebol.

Infelizmente, com uma arbitragem covarde, que deixou passar inúmeras pancadas, inclusive do time do Cruzeiro algumas vezes, a catimba argentina venceu. Pra não dizer que só falo a favor do meu time, no finalzinho do jogo o Ramires deu um tapa na cara de um argentino na frente do árbitro, que fingiu não ver, assim como fingiu não ver inúmeras barbaridades cometidas pelos argentinos.

Mas essa é a única maneira deles vencerem, pois na bola não venceriam.

Se a estrita regra do jogo tivesse sido seguida, eu queria ver quantos argentinos restariam em campo.

Sinceramente, eu não me orgulharia de ver o meu time ganhando assim.

Por isso não me preocupo. Ali adiante pode haver outra Bolívia no caminho deles.

***

Só pra lembrar: em 1976, quando o Joãozinho fez o gol de falta do título, ele o fez dentro da regra do jogo, que diz que o jogador não precisa esperar o árbitro apitar pra bater. Podem olhar na imagem: quando ele corre pra bola pra bater a falta, o árbitro está de frente pra ele, e sinaliza o gol imediatamente, sem titubear.

Isso sempre será lembrado como genialidade. Vamos ver se as cotoveladas do Verón serão lembradas como geniais, ou os chutes e porradas desleais dos zagueiros de seu time.

***

Parabéns ao Adilson e a todo o time do Cruzeiro pela bela campanha.

Agora é levantar a cabeça e seguir em frente, que temos todo um campeonato brasileiro pela frente!

Como eu já disse em outro artigo, ganhar é saber perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário