sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gols, títulos e recordes de Pelé

O Cristiano Ronaldo chegou ao Real Madrid falando em ser o melhor jogador de futebol de todos os tempos! Menos, menino, menos!

Olhe um pouco para o lado de cá do Atlântico, primeiro!

E veja pelo menos um brevíssimo resumo de gols, títulos e recordes de Pelé (abaixo).

E ele não precisou jogar no Real Madrid para isso. Os gols e títulos, como todos sabemos, em sua maioria foram pelo Santos e Seleção Brasileira.

Só como aperitivo pro Cristiano: Pelé jogou no Santos (clube fundado em 1912, cujo estádio é a Vila Famosa, ou seja, a Vila Belmiro) de 1956 a 1974, participou de 1116 jogos e marcou 1091 gols (mais informações sobre Pelé e o Santos nesta página do site do Santos F.C.).

Quem sabe o Cristiano Ronaldo respira um pouco, sai um momento desse ataque de orgulho e assista a esse mini-documentário e aprenda um pouco sobre o Rei do Futebol, para aprender a não falar demais.

Ronaldo, o Fenômeno, que põe o Cristiano Ronaldo no chinelo em termos de títulos e gols memoráveis, que já foi artilheiro de uma Copa, e é o recordista de gols da história delas, além de campeão, não enche a boca pra falar esse tipo de besteira.

Aliás, o Cristiano ainda não passou de um quarto lugar em Copa do Mundo. Deste modo, ele ainda tem que comer a grama onde pisaram Romário, Bebeto, Muller, Viola, Raí, Zinho, Paulo Sérgio, Kaká, Ronaldinho, Rivaldo, Luizão, Denílson, Juninho Paulista, Edílson, etc, só para falar em meio-campistas e atacantes dos dois últimos títulos do Brasil.

Seria uma ofensa compará-lo com jogadores das nossas Seleções anteriores, que já estão no patamar de ídolos eternos, lendas, mitos, e por aí vai.

Em suma, ele não chegou nem onde está o Paulo Sérgio, um dos jogadores mais criticados da Seleção de 94, mas que foi campeão, e recebeu no peito orgulhoso de brasileiro  sua faixa de Campeão do Mundo de 1994. Quando o Cristiano Ronaldo chegar aí, a gente conversa sobre esse papo de querer ser "o melhor de todos os tempos", pra ver se ele vai ter idade pra ganhar mais duas ou três copas!

Ele que se apresse, porque Kléberson, Gilberto Silva, Lúcio, Kaká e Ronaldinho Gaúcho já estão pleiteando um segundo campeonato mundial. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário