quinta-feira, 29 de julho de 2010

Poema de João Cabral de Melo Neto: Ademir da Guia

Os aficionados de futebol sabem que o jogo do Ademir da Guia era genial, compassado, falsamente lento, ritmado.

Como a poesia de João Cabral de Melo Neto, às vezes árida, mas rija, ritmica, forte, e também cadenciada, como o futegol do Divino.

E assim, temos três homenagens em um só vídeo-poema: Ronald Augusto recita o poema "Ademir da Guia", do poeta pernambucano:




Ademir impõe com seu jogo
o ritmo do chumbo (e o peso),
da lesma, da câmara lenta,
do homem dentro do pesadelo.

Ritmo líquido se infiltrando
no adversário, grosso, de dentro,
impondo-lhe o que ele deseja,
mandando nele, apodrecendo-o

Ritmo morno, de andar na areia,
de água doente de alagados,
entorpecendo e então atando
o mais irrequieto adversário.

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999).

Agora Dunga e Maradona cantam Tim Maia

A dupla Dunga & Maradona continua fazendo sucesso. Agora eles cantam Me Dê Motivo, de Tim Maia, numa charge do Maurício Ricardo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Santos vence Vitória pela final da Copa do Brasil

O Santos garantiu a vitória na primeira partida da final da Copa do Brasil 2010. A exemplo do Inter no Beira-Rio, o Santos dominou completamente o jogo, fazendo dois gols, um de Neymar, escorando cruzamento de Pará, e outro de Marquinhos, de falta.

Mas o impressionante mesmo foi o número de gols perdidos pelo Peixe durante o jogo. Não dá nem pra contar. Todo mundo perdeu gol feito. Até Neymar perdeu pênalti, ao bater no estilo do Loco Abreu: o goleiro ficou parado no meio e pegou a bola. Menos mal que Marquinhos fez o dele, se não a coisa ia pesar pra cima do menino.

Foi bom ver um jogo assim, depois da decepção da Seleção na Copa do Mundo, com um time sem habilidade. Dá gosto ver Ganso e companhia arrasando no gramado. Até Robinho volta a jogar bem no Santos. Acho que o time brasileiro não propiciou espaço pra Robinho jogar na Seleção. Espero que o novo treinador mude isso. E parabéns à molecada do Santos, que voltou bem, dando espetáculo.

Internacional x São Paulo: semifinal da Liberadores 2010

A torcida colorada já está agitando o Beira-Rio, horas antes do jogo. E os são-paulinos vão chegando.

A noite promete muitas emoções e reencontros de ex-colegas, agora em clubes opostos nesta partida, caso de Fernandão e Rafael Sobis.

Também há o confronto de irmãos: Alecsandro x Richarlyson, filhos do antigo craque do Coritiba, Lela.

E também o bom retrospecto de Celso Roth contra o São Paulo, que será testado contra o Tricolor. O jogo tem tudo pra ser grande.

***

O jogo foi empolgante, e o time colorado correu e atacou o tempo inteiro. Como foi o único time que atacou, acabou premiado com um gol de Giuliano no segundo tempo, que entrou no lugar de Andrezinho.

Assim como no jogo anterior na Argentina, Giuliano fez o gol salvador. Tomara que em São Paulo ele repita isso. O que mais me surpreendeu foi o Renan ser o titular do gol do Inter nesta partida. E foi bem. Parabéns aos colorados. Agora é se preparar para jogar no contra-ataque em São Paulo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mano Menezes convoca Seleção para amistoso

Treinador da Seleção não tem como escapar de polêmica. Foi só o Mano Menezes divulgar a lista dos convocados para o amistoso contra os EUA, dia 10 de agosto, início da preparação para a Copa 2014, que já começaram as críticas. E eu não vou deixar de fazer a minha, claro!

Vejam os nomes da lista de Mano:

Goleiros: Jefferson (Botafogo); Renan (Avaí); Victor (Grêmio)

Laterais direitos: Daniel Alves (Barcelona) Rafael (Manchester United)

Zagueiros: David Luiz (Benfica) Henrique (Racing Santander) Réver (Grêmio) Thiago Silva (Milan)

Laterais esquerdos: Marcelo (Real Madrid); André Santos (Fenerbahce)

Volantes: Jucilei (Corinthians); Lucas (Liverpool); Ramires (Benfica); Sandro (Internacional)

Meio campistas: Paulo Henrique Ganso (Santos); Ederson (Lyon); Hernanes (São Paulo)

Atacantes: Neymar (Santos); Diego Tardelli (Atlético-MG); Pato (Milan); Carlos Eduardo (Hoffenheim); André (Santos) Robinho (Santos)

Tudo bem que a galera caiu de pau na convocação de Jefferson, Jucilei e Réver. Mas Victor falhou feio ontem no segundo gol do Cruzeiro, como vem falhando constantemente, assim como o Pato não anda jogando um ovo no Milan! Quem sabe com a presença do Ganso ele volte a jogar uma bola 'redonda'! Resumo da ópera: não há treinador que agrade torcedor!

É impressionante como eles não conseguem convocar os melhores de cada posição no momento. Falamos tanto de vários jogadores do Dunga, que eram reservas em seus clubes, mas Jucilei é o quê, no Corinthians? E quanto a Arouca, Marquinhos, Henrique do Cruzeiro, e outros, que jogam pra caramba? Acho que deve ter uma cabeça de jegue enterrada na CBF, pra sempre persistir uma burrice crônica e uma cegueira com relação aos melhores jogadores.

Alguém arrisca palpite? Com a seleção americana querendo se firmar no mundo, se eles jogarem com os titulares, acho que a coisa vai ser complicada. Tomara que o quarteto santista consiga resolver a parada!

domingo, 25 de julho de 2010

Passe de letra de Diego e pataquada de Pasquato

Diego, no jogo Juventus 2 x 1 Lyon, deu um passe de letra para Pasquato, que resolveu imitar o brasileiro. Infelizmente, não conseguiu. Mas deu uma rasteira em si mesmo, para delírio da galera:

sábado, 24 de julho de 2010

11a. rodada do Brasileirão 2010

Final de jogos no sábado:

Avaí 0 x 0 Atlético-MG; o Galo que teve dois expulsos, Daniel Carvalho e Neto Berola, e o empate teve sabor de vitória;

Vasco 2 x 0 Atlético-GO; o Vasco escapou da ZR;

Grêmio Prudente 0 x 0 Vitória; Vitória agora só pensa na final da Copa do Brasil, contra o Santos.

***

Jogos de domingo:

Santos 1 x 0 São Paulo;

Cruzeiro 2 x 2 Grêmio;

Internacional 1 x 0 Flamengo;

Goiás 0 x 2 Atlético-PR;

Ceará 0 x 0 Palmeiras;

Corinthians 3 x 1 Guarani;

Botafogo 1 x 1 Fluminense.

Há alguns clássicos estaduais e nacionais. Esta rodada promete bons espetáculos. De todos, acompanhei Cruzeiro x Grêmio e Santos x São Paulo na tv. Minha Raposa fez um jogo médio, regular, pois lhe faltou os meias hoje (Gilberto e Roger, contundidos), e Cuca teve que improvisar lateral na meia. Mesmo assim conseguiu arrancar um empate do Grêmio. E o gramado me pareceu ruim e não ajudou nem um dos times. Uma coisa incrível: o mesmo resultado tem efeitos diferentes. O Cruzeiro subiu uma posição, para sexto, e o Grêmio desceu uma, ficando em décimo-oitavo.

Já o clássico paulista foi mais corrido, mais rápido e o Santos estava com melhores jogadores em campo. Mas tenho que reconhecer que o PH Ganso, mesmo jogando mal, está acima da média. Incrível, vê-lo jogar me lembra o futebol da década de 70, com aqueles craques todos fazendo belas jogadas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Após recusa de Muricy, CBF convida Mano Menezes pra treinar a Seleção

Depois da negativa do Fluminense em liberar Muricy Ramalho, a CBF convidou oficialmente Mano Menezes, para treinar a Seleção.

O técnico do Corinthians dará uma resposta neste sábado.

***

E o Mano Menezes deu, hoje, sábado, uma resposta positiva ao convite da CBF. Mano é o novo técnico da Seleção brasileira, com o objetivo de vencer a Copa 2014, meta final do trabalho do treinador a partir de agora.

Muricy Ramalho chamado pra Seleção

Muricy Ramalho é o novo treinador da Seleção. Ele foi anunciado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e só falta o técnico acertar sua saída do Fluminense, já que a CBF impõe exclusividade no contrato. Quando definir a saída do Flu, Muricy Ramalho irá compor com a CBF a sua comissão técnica para preparar a Seleção rumo a 2014.

***

Atualização: o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, anunciou que o clube não irá liberar Muricy pra CBF, e que o técnico terá que cumprir o contrato atual e assinar um acordo, até agora verbal, que o vinculará ao Flu até o final de 2012. Como o relacionamento do clube carioca com a CBF não é dos melhores, o meio de campo ficou todo embolado. Parece que o treinador só vai anunciar uma posição definitiva no domingo, após o jogo com o Botafogo.

***

A novela Novo Técnico da Seleção chega ao seu terceiro capítulo: CBF promete pagar multa rescisória com o Fluminense para ter Muricy Ramalho. Agora a espera pela resposta de Muricy vai crescer em expectativa!

***

Quarto e último capítulo da novela Novo Técnico da Seleção, versão Muricy Ramalho: o treinador já deu sua resposta à CBF, e ela foi negativaMuricy continua no Fluminense.

***

E o primeiro capítulo da novela Novo Técnico da Seleção, versão Mano Menezes, já foi publicado: a CBF convidou o treinador do Corinthians para assumir como técnico da Seleção. Ele deve dar uma resposta amanhã.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

10a. rodada do Brasileirão 2010

O Internacional venceu o Galo, em Minas, por 2 x 1! :)

Com dois gols de Alecsandro. O Atlético descontou com Diego Souza.

Já o São Paulo empatou com G. Prudente em casa em 1 x 1. :)

As coisas está se encaminhando bem pro Inter. Celso Roth sempre arranca bem. Toda a sorte do mundo pra ele!

No outro jogo da noite até agora, o Vitória empatou em casa com o Goiás em 2 x 2.

***

No Maracanã, o Flamengo empata com o Avaí em 1 x 1.

O Atlético-PR bateu o Santos por 2 x 0; parece que o Santos desengrenou depois da Copa!

Grêmio empatou com o Vasco em 1 x 1 no Olímpico.

E o Atlético-GO meteu 3 x 1 no Corinthians! Será que a especulação do Mano ir pra Seleção abalou o Curingão???

***

Hoje, quinta, o Cruzeiro perdeu de 1 x 0 para o Flu no Maracanã. :(

Uma pena, pois foi um jogo bem igual, com a Raposa melhor no primeiro tempo. Infelizmente, o Gilberto se contundiu e teve que sair. E o Flu achou um gol de cabeça em escanteio. Com isso, o Tricolor carioca assumiu a ponta da tabela, desbancando o Timão, que perdeu ontem!

Nos outros jogos, Palmeirax 2 x 2 com o Botafogo e Guarani 1 x 1 com o Ceará.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Contratações dos clubes brasileiros para o segundo semestre 2010

Passado o mês da Copa do Mundo, os clubes brasileiros seguem contratando e dispensando jogadores.

Depois de relacionar os contratados e vendidos durante a Copa em artigo anterior, passo agora a listar as caras novas do segundo semestre para o Brasileirão 2010:

Belletti, ex-Chelsea, foi contratado pelo Fluminense. O jogador, que já passou por Cruzeiro, São Paulo e Barcelona, já está treinando nas Laranjeiras.

Keirrison já está à disposição de Dorival Jr. no Santos. Ele disse que está de olho na Copa 2014.

Marcelo Mattos chegou ao Botafogo-RJ, depois de passagem apagada pelo Corinthians.

O desconhecido e jovem volante Elizeu também foi apresentado pelo alvinegro carioca.

O Cruzeiro contratou Edcarlos, de 25 anos, que estava no Cruz Azul do México. Ele chega esta semana para integrar o elenco da Raposa.

Já o Galo espera a regularização de Daniel Carvalho, contratado ao CSKA, da Rússia.

***

Nesta quinta-feira, 22/07/2010, o Botafogo anunciou oficialmente a volta de Maicosuel, grande ídolo do clube e também apelidado de "Mago", a exemplo de Valdívia, que está com quase tudo acertado para voltar ao Palmeiras. O "Mago" Maicosuel vai ter uma linha de produtos exclusivos para ele, com a marca do Fogão.

***

O Palmeiras acertou a contratação de Valdívia junto ao Al-Ain. O Mago vai assinar um contrato de cinco anos com o Verdão.

***

E neste sexta, 23/07, o São Paulo anunciou a recontratação de Ricardo Oliveira, que defendeu o clube em 2006, mas não disputou as finais da Libertadores contra o Inter naquele ano, pois o Betis não o liberou. Ele ainda está sem ritmo de jogo, e poderá participar, desta vez, apenas do segundo jogo, em agosto.

***

Neste sábado, 24/07, o Ceará apresentou seu novo reforço para o campeonato brasileiro, Magno Alves, que estava fora do Brasil desde 2003. O jogador tem 34 anos.

***

O Corinthians confirmou ontem, sábado, a contratação de Adilson Batista para a vaga de Mano Menezes, que vai assumir a Seleção.

***

Réver, ex-Grêmio e Wolfsburg, já chegou a Belo Horizonte para se apresentar ao Atlético-MG. Espera-se que ele resolva o problema defensivo do Galo, pior defesa do Brasileirão 2010, com 21 gols tomados.

***

Washington foi liberado hoje, 27/07, pelo São Paulo, e vai se apresentar ao Fluminense, onde vai trabalhar de novo com Muricy Ramalho.

Já o Flamengo acertou a contratação de Leandro Amaral, que foi aprovado por Zico (atualização, outubro/2010: o próprio Zico foi dispensado pelo Flamengo).

***

Atualização: 29/07/2010:

O Atlético-MG contratou a dupla Jheimy e Jackson. Mas eles não são cantores sertanejos. Tratam-se de dois jogadores: o primeiro é atacante e o outro é meio-campista, de 21 e 23 anos, respectivamente. Já está inscritos para o Brasileirão 2010.

***

Atualizando (03/08): Goiás contratou Júnior, 37 anos, o pentacampeão que estava no Atlético-MG.

***

Atualizando (07/08): finalmente Deco se liberou do Chelsea e firmou contrato com o Fluminense por 2 anos. Mais um brasileiro que volta da Europa para jogar aqui. Principalmente porque o Deco, 32 anos, é um jogador que está bem e chega pra acrescentar algo ao time do Flu, ao contrário de outros jogadores em fim de carreira que só vem pra cá porque não tem mais espaço no exterior.

E o Cruzeiro apresentou esta semana Ernesto Farias, atacante argentino de 30 anos.

***

Atualizando (09/08): o Sport anunciou o empréstimo de Marcelinho Paraíba, que tem contrato com o São Paulo, até o fim do ano.

E o Ceará contratou o técnico Mário Sérgio Pontes de Paiva para o lugar de Estevam Soares, demitido há menos de 24 horas.

Já o Vitória será comandado por Toninho Cecílio, que se demitiu do G. Prudente para treinar o Leão do Barradão.

***

Hoje (10/08), foi a vez do Grêmio anunciar a vinda de Renato Gaúcho, que está no Bahia, para o Tricolor dos pampas.

Enquanto isso, no Nordeste, Geninho substitui Toninho Cerezo no Sport.

***

Nesta sexta, 13/08, o Cruzeiro anunciou a contratação do zagueiro Léo, que estava no Palmeiras. O jogador não se adaptou ao Verdão.

***


O G. Prudente anunciou hoje, 17/08, a contratação de Antônio Carlos Zago para dirigir seu time até o final do Paulista 2011.

***

19/08

E o Flamengo está anunciando que acertou com Deivid e Diogo para formar a dupla de ataque para o Brasileirão 2010, além de ter trazido o apoiador Renato de volta.

O Corinthians contratou Thiago Heleno, de 21 anos, que estava no Cruzeiro, e que foi comprado pelo Grupo HAZ e emprestado ao Timão por duas temporadas.

Já o Santos segurou Neymar, que aceitou a proposta do Peixe e desistiu do Chelsea, da Inglaterra, e também contratou o volante Rodrigo Possebon, para o lugar de Wesley, que vai para o Werder Bremen da Alemanha, que pagou a multa rescisória de seu contrato: 10 milhões de euros! Pelo menos o Santos está repondo os jogadores que vende, pois trouxe o K9 para o lugar de André.

***

23/08

O Cruzeiro contratou mais um volante para o grupo que disputa o Brasileirão: Prediger, 23 anos, argentino que veio do Boca Juniors. A Raposa conta agora com 7 volantes. Cuca está igual a Dunga na Copa: um grupo inchado de defensores no meio. Tomara que não faltem meias!

***

24/08

O Internacional anunciou a vinda do atacante Ilan, 29 anos, que estava no West Ham, da Inglaterra. Ele foi campeão brasileiro pelo Atlético-PR em 2001.

***

30/08

O São Paulo oficializou a contratação de Ilsinho, que veio do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Ele já está treinando no Tricolor, mas ainda não está liberado para jogar, por questões burocráticas.

***

14/11: o Internacional contratou Rodrigo, que é do Dínamo de Kiev e jogou no Grêmio este ano, sendo dispensado por indisciplina. Como ele já estourou sua cota de jogos no Brasileirão, o Inter está se dando ao luxo de deixar um zagueiro dessa categoria treinando com o time B até novembro, quando será integrado ao grupo principal para disputar o Mundial Interclubes. (Atualização, 04/10: o Dínamo voltou atrás e cancelou o empréstimo de Rodrigo.)

sábado, 17 de julho de 2010

9a. rodada do Brasileirão 2010

Esta rodada começou boa para o Internacional: o São Paulo, adversário na Libertadores, perdeu o segundo jogo seguido, desta vez contra o Vitória no Barradão, por 3 x 2. :)

Na ponta de baixo da tabela, o Vasco mandou 3 x 1 contra o Atlético-PR, que tomou 2 x 0 da Raposa no meio de semana!

***

Resultados do domingo:

Corinthians 1 x 0 Galo, no Pacaembu;

Atlético-GO 0 x 1 Flamengo, no Serra Dourada;

Avaí 4 x 2 Palmeiras, no Ressacada;

Internacional 2 x 1 Ceará, no Beira-Rio;

Cruzeiro 1 x 0 Goiás, em Sete Lagoas;

Santos 0 x 1 Fluminense, na Vila Belmiro;

Botafogo 1 x 1 Guarani, no Engenhão;

G. Prudente 2 x 0 Grêmio, no Eduardo José Farah.

***

Com esses resultados, o Cruzeiro divide o 4o. lugar com o Flamengo e o Fluminense assumiu a segunda posição. O Corinthians segue agora isolado na frente. E o Grêmio desceu para a ZR, junto a Vasco e AtléticosGO e PR.

O único jogo que assisti foi o da tv aberta, em que o Avaí meteu 4 x 2 no Palmeiras, que estreou Felipão no comando. Seu amigo Antonio Lopes levou a melhor. O Avaí começou perdendo de 1 x 0, e virou para 2 x 1. Depois teve um jogador expulso, por segundo amarelo, e um pênalti, pelo qual o Verdão conseguiu o empate.

Até aí eu estava achando que o jogo tinha acabado para o Avaí, que o Palmeiras ia aproveitar a vantagem e partir pra cima. Não foi o que aconteceu. E no final o Avaí conseguiu um pênalti e a expulsão de Leo. Caio, o nome do jogo, converteu a penalidade, e no finalzinho o goleiro do Palmeiras saiu da área pra cortar um lançamento e perdeu a jogada pro atacante, que tocou de longe, desmontando de vez as pretensões da equipe do Palestra Itália. Grande jogo!

Vejam vídeo com todos os gols da 9a. rodada do Brasileirão 2010:

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Por que os torneios e campeonatos fazem tanto sucesso?

Por que motivo um Mundial de Futebol ou de qualquer outro esporte, bem como as Olimpíadas, fazem tanto sucesso mundialmente?

É simples: toda criança adora brincar, e toda criança quando brinca, seja em esportes, seja em video-game ou qualquer outro jogo, a criança sempre joga com a firme determinação de ganhar.

E por isso é tão frustrante quando torcemos para um time que não joga tudo que sabe ou o técnico não coloca os melhores jogadores para jogar.

É preciso convocar sempre os melhores, independente de idade. Esse papo do presidente da CBF de que agora tem que renovar a Seleção e trazer só jogadores novos é uma balela; é preciso mesclar juventude e experiência, para que os jovens se sintam seguros em torneios importantes, estressantes e que exigem muita responsabilidade.

Líderes experientes em campo ou quadra e fora dela são fundamentais para decidir as partidas, se não o time afunda na hora da pressão.

Exemplos de líderes que foram fundamentais na Copa 2010: o técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, e os jogadores Forlán e Lugano; o técnico espanhol, Vicente Del Bosque, e jogadores como Puyol, Xavi e Iniesta; o Joachim Low, da Alemanha; Gerardo Martino, do Paraguai, e outros que mantiveram a calma nas horas difíceis, fora e dentro de campo.

Muitos reclamam do futebol espanhol, com muita posse de bola e poucos gols; mas não podemos esquecer que isso evitou ser atacado e só foi possível por ter jogadores bastante técnicos e calmos, que seguraram e tocaram a bola o jogo inteiro, com tranquilidade.

Um dos poucos jogadores brasileiros atuais que fazem isso o jogo todo é o PH Ganso, do Santos, que, apesar de ser jovem, tem a calma de um veterano para liderar e decidir os jogos, como nas finais do Paulistão e nos jogos decisivos contra o Grêmio pela Copa do Brasil. Mas ele também tem respaldo para fazer isso: na final do Paulistão, por exemplo, quando ele se recusou a ser substituído para poder segurar o jogo em campo, ele teve o apoio inclusive de seu técnico, Dorival Júnior, e de seus companheiros. Se ele não tivesse certeza absoluta que seria apoiado, ele não faria isso.

Dois lances mostram a confiança do Ganso: no terceiro gol do Santos no Olímpico, quando ele botou o pé na bola, parou o jogo e cruzou no peito do Robinho, na grande área; e no primeiro gol na Vila Belmiro, quando abriu caminho para a vitória santista. Faltou alguém assim na Seleção na África. Torço para que o novo treinador leve jogadores assim pra Seleção, se não, podemos deixar de pensar em título na próxima Copa desde agora.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Brasileirão, Corinthians e o drama do centenário

Na volta do campeonato brasileiro, o Corinthians retorna focado em resolver o drama do centenário: não repetir os clubes que fizeram aniversário de 100 anos e não ganharam nada. Hoje enfrenta o vice-líder Ceará, no Castelão, em Fortaleza.

Já o Cruzeiro vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR na Arena da Baixada: Cuca tem que começar bem, pro torcedor esquecer o desempenho pífio contra o São Paulo na Libertadores deste ano, além do fiasco no campeonato mineiro.

O Internacional encara o Guarani no Brinco de Ouro, com um olho na Libertadores.

Grêmio joga contra o Vitória no Olímpico.

São Paulo pega o Avaí em casa.

Flamengo x Botafogo vão incendiar o Maracanã.

E Goiás e Vasco duelam no Serra Dourada.

A noite promete!

***

Resultados: Cruzeiro bateu o Atlético-PR por 2 x 0, com gols de Wellington Paulista e Robert. Cuca estreou bem!  Cruzeiro subiu pra quinto lugar! :)

Avaí venceu o São Paulo na casa do adversário por 2 x 1. O Tricolor jogou com o time ideal, que deseja usar na conquista da Libertadores. Se for nesse ritmo, o Internacional agradece! :)

E o Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vitória no Olímpico. Ambos os gols foram do Vitória: Wallace e Egídio, contra.

E o Corinthians ficou no 0 x 0 com o Ceará, e os dois continuam na liderança. O escore de 0 x 0 também foi o de Goiás x Vasco.

O Flamengou derrotou o Botafogo por 1 x 0.

E o Inter bateu o Guarani por 3 x 0! Gols de Sandro, Alecsandro e Taison. O Inter quebrou um tabu de 21 anos sem vencer o Guarani em Campinas. :)

***

Na quinta-feira, tem Palmeiras x Santos no Pacaembu, Atlético-MG x Atlético-GO em Sete Lagoas, e Fluminense x Grêmio Prudente no Maraca.

Final de jogo: Palmeiras 2 x 1 Santos; Flu 1 x 1 G. Prudente; Atlético-MG 3 x 2  Atlético-GO.

A parada da Copa fez bem a alguns clubes e mal a outros. Os que perderam ou empataram em casa não conseguem explicar os péssimos resultados depois de mais de um mês de treinamento e recuperação de atletas, caso de São Paulo, Grêmio e Fluminense. Vão ter que reavaliar esse trabalho.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Os dez maiores gols da Copa 2010

Vídeo com dez golaços da Copa 2010: tem gol de Tshabalala, Maicon, Villa, Oezil, Tevez, Gyan, Klose e outros.
Pra mim, o do Maicon é um dos mais bonitos:

As dez maiores defesas da Copa 2010

Defesas fantásticas, que salvaram muitas seleções:

Os dez gols perdidos mais ridículos da história

Este vídeo compila os gols mais feitos que foram perdidos da maneira mais absolutamente ridícula possível! Se você estiver deprimido, você vai se alegrar, e se não estiver, cuidado pra não molhar a cueca de tanto rir!

Kaká, Messi, Cristiano Ronaldo, Rooney e Drogba deviam assistir este vídeo, pra relaxarem um pouco e não se culparem tanto pela pífia campanha no Mundial da África.

Há jogadores fazendo muito pior que eles mundo afora:

Iker Casillas: quem beija por último, beija melhor!

Em todo mundial de futebol, jogadores e técnicos estão sempre discutindo se liberam ou não sexo nas concentrações. É sempre a mesma discussão, se faz bem ou faz mal, etc, etc, etc.

Iker Casillas resolveu esta questão para sempre: pouco importa o que é feito fora de campo durante a Copa do Mundo, pois o que realmente importa é o beijo dos campeões em suas amadas depois da Copa!

Ou seja, quem beija por último, beija melhor! Até porque beija rindo! Ainda mais se for o capitão do time e o melhor goleiro da copa, beijando ninguém menos que sua amada, a belíssima Sara Carbonero:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Homenagem à Espanha, Campeã do Mundo 2010

A Fúria descascou a Laranja na final. Ouçam os malucos narradores espanhóis doidos de alegria com a conquista espanhola:

domingo, 11 de julho de 2010

As maiores decepções da Copa 2010

Para mim, os piores jogadores da Copa 2010, em termos de não preencher as expectativas criadas por sua reputação, ou seja, as maiores decepções, foram:

Rooney, um fiasco na Inglaterra;

Cristiano Ronaldo, muita pompa e pouca participação coletiva e individual;

Kaká e Júlio César, pelo Brasil, pois foram muito exaltados e não corresponderam na hora H, como fizeram Iniesta e Casillas, por exemplo; Júlio César foi escolhido pela mídia como o melhor goleiro do mundo, o cara que salvaria o Brasil, e foi no máximo regular (ninguém tinha muitas expectativas com Felipe Melo, Michel Bastos, Júlio Batista, etc);

Robben, que no Brasil seria chamado de 'cai-cai', ou 'tatu-bola', joga mais deitado que em pé; aliás, o time da Holanda como um todo, que na final deu um show de pancadaria. O maior jogador do futebol holandês, o Johan Cruyff, criticou tanto o Brasil pela falta de craques, e no final o que se viu foi a seleção de seu país dar um vexame desses numa final. Deve ter se esquecido de olhar para o próprio umbigo, pois seus compatriotas esqueceram de jogar futebol. Quem sabe ele assume lá como técnico e os ensina a jogar bola (até porque ele criticou seus patrícios também!).

Anelka, da França, também decepcionou; muita fama, muita falação e pouco futebol; o goleiro francês também foi muito falado e fracassou terrivelmente, assim como o goleiro inglês, que vem de uma safra de péssimos goleiros;

Fábregas, da Espanha, não jogou bem; deve ser por isso que era reserva. O que salvou sua participação foi o passe para o gol de Iniesta, que deu o título ao seu país. É o único que pode bater no peito e dizer que jogou mal, mas foi campeão. E repetir Nelson Piquet, que dizia que o que vale é a medalha no peito, o troféu no armário e o prêmio na conta bancária! Infelizmente, os outros não podem dizer o mesmo.

Os melhores da Copa 2010

Eu já tinha escolhido o melhor jogador da Copa 2010, que pra mim foi o Forlán: ele jogou bem em todos os jogos e fez cinco gols.

E a FIFA fez bem em escolhê-lo como o melhor jogador.

Também foi justa a escolha de Casillas como o melhor goleiro, pois salvou a Espanha em várias oportunidades, fazendo da defesa espanhola uma das melhores de todos os tempos, sendo na verdade a única defesa não vazada na fase do mata-mata na história de todas as Copas.

O Muller, da Alemanha, foi escolhido como revelação, e também como Chuteira de Ouro, com cinco gols, ganhando dos concorrentes, como o Villa e o Forlán, por alguns critérios de desempate, como assistências e menos tempo de jogo.

Estão todos de parabéns! Mereceram os prêmios!

Espanha, a nova Campeã do Mundo

Terminou o primeiro tempo: a Holanda basicamente deu pancada, enquanto a Espanha tentou jogar.

Pelo menos o De Jong deveria ter sido expulso, pelo chute no peito do Xabi Alonso. Ele deve ter treinado com o Felipe Melo. E o árbitro fraquejou.

Aliás, a Holanda vem dando pancada em todo jogo, e os árbitros são todos condescendentes. Eu estava tentando ser neutro, mas a Holanda não merece ganhar.

Definitivamente, não gosto desse time holandês. Falam demais, dão pancada demais e estão jogando de menos. Foi uma pena que o Brasil amarelou para esses porradeiros.

***

E o segundo tempo terminou empatado. O jogo foi um pouquinho melhor, mas os melhores jogadores de ambos os times estão devendo uma boa apresentação. Mas a Espanha foi melhor de novo, mas também não fez gols. Até agora, o nome do jogo é Casillas, que evitou dois gols da Holanda nos pés de Robben. Este, por sinal, cansou, estava se arrastando em campo no final do jogo.

Vamos ver quem aguenta a prorrogação.

***

A Espanha continuou com sua iniciativa de ataque, que manteve até o final. Como não podia deixar de ser, com tanta insistência, o Iniesta, o craque do jogo, fez o gol do título no finalzinho!

Parabéns aos espanhóis!

sábado, 10 de julho de 2010

Alemanha bate Uruguai e garante o terceiro lugar

O Uruguai batalhou bastante, mas não conseguiu segurar o ataque alemão. Aliás, a Alemanha contou com várias falhas do goleiro urugaio, Muslera, para construir seu placar. O técnico devia ter botado o reserva, como fez o técnico alemão, pois o Muslera entregou o jogo. Que desastre!

Muller, Jansen e Khedira fizeram para os alemães e Cavani e Forlán descontaram para nossos vizinhos. A Alemanha saiu na frente, o Uruguai virou para 2 x 1, mas os germânicos viraram para 3 x 2. Muller e Forlán estão dividindo a artilharia da Copa com 5 gols cada. Amanhã veremos se haverá um artilheiro isolado no Mundial.

De qualquer forma, o Uruguai deixa uma lição a todos os sul-americanos: é preciso seriedade e jogar concentrado até o final, sem firulas, sem estrelismos, sem essa mania brasileira de levar jogador machucado para o mundial: em 2006 havia os gordos e lesionados, e agora os lesionados, que não se recuperaram o suficiente para disputar a Copa. Na hora que o Brasil precisou deles, faltou força e técnica, e o time murchou. Esta era pedra cantada desde o início do ano, pois Kaká estava mal no Real Madrid e Luis Fabiano estava lesionado.

Aliás, tudo que aconteceu estava previsto: falta de substituto para Kaká, falta de opções no meio de campo, convocações de jogadores reservas em seus clubes, etc, etc, etc!

E outro aliás: a campanha de Dunga não foi melhor que a de Parreira. O time de Parreira marcou mais gols.

P.S.: o polvo acertou o resultado de todos os jogos da Alemanha!

A logomarca da Copa 2014 é horrível

Não sei quem criou a logomarca da Copa 2014 no Brasil, mas é muito ruim. É feia, as cores são fracas, o desenho é infantil. São praticamente rabiscos que qualquer criança de cinco anos faria melhor.

Pra dizer o que realmente penso, essa logomarca é tosca!

E olha que já li pela internet especialistas no assunto dizendo coisas piores.

E a galera já sacou o significado daquelas mãos no desenho: as mãos que estão metendo no bolso do contribuinte brasileiro nas prováveis obras superfaturadas!

Ora, se são três mãos, pelo menos poderiam ter feito três mãos representando as três raças que construíram o Brasil. Faltou memória histórica ao desenhista?

Ou seja, se a primeira coisa a ser feita é a logomarca, que vai puxar toda a publicidade do evento, neste caso não podemos esperar muito. ***

Compare os dois logos, Copas 2010 e 2014, e veja a pobreza do nosso:

[caption id="" align="aligncenter" width="434" caption="(Foto: Gustavo Poli / Globoesporte.com)"][/caption]

***

Atualização (13/07/2010):

a logomarca da Copa 2014 foi criada pela agência Africa, que concorreu com várias outras agências, menos a ADG (Associação dos Designers Gráficos), excluída pela Fifa. E o júri que escolheu essa logomarca contou com Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Hans Donner, Oscar Niemeyer, Ricardo Teixeira, e do secretário da Fifa, Jérome Valcke. Como se vê, todos sabem tudo de futebol e design!


Leiam artigo com especialistas aqui, no qual eles dão detalhes técnicos sobre esse desenho tosco, coisas que um leigo dificilmente percebe ao primeiro olhar, embora percebamos visualmente que algo está muito errado nele.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dunga e Maradona cantam Alejandro, de Lady Gaga

Eu não sou fã da Lady Gaga, prefiro ouvir a original, Madonna.

Mas a charge do Maurício Ricardo com Dunga e Maradona cantando a música Alejandro, da Lady Gaga, ficou impagável! Principalmente porque Maradona tira sarro do Dunga por ter escalado o Felipe Melo, mas o Dunga se esqueceu de fazer o mesmo por Maradona ter deixado Verón no banco!

Assistam a charge e divirtam-se neste link (tentei inserir o vídeo aqui, mas o código não funcionou).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os uniformes mais bonitos da Copa 2010

Na minha opinião, as camisas mais bonitas da Copa 2010 são de Espanha, Alemanha e Gana, mas o uniforme 2 (das três).

O uniforme azul do Brasil é mais bonito que o amarelo, e também é o número 2.

Vejam fotos deles:

[caption id="" align="alignleft" width="315" caption="Uniforme 2 da Espanha (Roberto Schmidt / AFP)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="Uniforme 2 da Alemanha (Flavio Florido/UOL)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="Uniforme 2 de Gana (Matt Dunham/AP)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="288" caption="Uniforme 2 do Brasil (AFP/Jewel Samad)"][/caption]

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Espanha bate Alemanha e vai pra final da Copa 2010

Espanha venceu a Alemanha por 1 x 0, gol de Carles Puyol, numa cabeçada em cobrança de escanteio.

A Espanha dominou praticamente todo o jogo, ditando o ritmo do início ao fim, e a Alemanha se encolheu, receando tomar uma goleada. Nem lembrou o time que fez 8 gols nos dois últimos jogos, contra Inglaterra e Argentina. Parecia o Brasil do segundo tempo contra a Holanda. E os espanhóis deitaram e rolaram no gramado, marcando sua presença na grande final no domingo, contra a Holanda.

[caption id="" align="alignright" width="200" caption="Puyol cabeceia pra marcar (Fabrice Coffrini/AFP)"][/caption]

Uma final inédita, com seleções que nunca ganharam um título. Assim, teremos um novo campeão no grupo dos campeões do mundo.

E a Espanha está de parabéns, pois jogou uma bela partida. O único pecado do jogo foi o lance do Pedro, no final do segundo tempo, quando puxou o contra-ataque espanhol, com o Torres totalmente livre na esquerda, e em vez de passar a bola, tentou driblar a zaga e acabou perdendo-se na marcação alemã. De resto, foi um baile, com Xavi e Iniesta comandando todas as jogadas.

P.S.: e o tal polvo alemão acertou todos os resultados de sua seleção até agora: previu a derrota pra Espanha!

[caption id="" align="aligncenter" width="372" caption="Polvo vidente (Foto: Reuters)"][/caption]

***

Vejam também a animadíssima comemoração do narrador espanhol no gol de Puyol:

Alemanha e Espanha decidem o outro finalista do Mundial 2010

Hoje à tarde Alemanha e Espanha disputam a segunda vaga para a final do Mundial 2010. O jogo é uma re-edição da final da Eurocopa 2008, vencida pela Espanha, por 1 x 0, gol de Torres, que não marcou nenhum ainda na Copa 2010.

Individualmente, o duelo é entre Villa e Klose, ambos artilheiros de seus times. Villa é o artilheiro da competição com 5 gols. E Klose está em busca do recorde em Copas: já marcou 4 até agora.

Vamos ver quem toca mais a bola. Para mim, as melhores seleções do torneio são as três que estão na disputa final: Holanda, e as duas de hoje, que decidem o adversário da Laranja no domingo: Alemanha e Espanha. E o Uruguai deu a volta por cima, depois de se classificar na repescagem sul-americana, garantindo já pelo menos o quarto lugar, dando uma lição de seriedade, aplicação e raça no Brasil, Argentina, França e Itália.

Aliás, falando em seriedade, não me lembro do Brasil ter jogado algum amistoso com alguma dessas três seleções finais da Copa sob o comando de Dunga. Mas, pensando bem, isso também não é parâmetro, já que a Argentina venceu um amistoso contra a Alemanha, e tomou de 4 na Copa! E a Espanha tomou 2 x 0 dos EUA na Copa das Confederações. Realmente, o que conta é o momento atual de cada time, e como se diz, retrospecto não ganha jogo!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda: o primeiro finalista da Copa do Mundo 2010

Uruguai vai empatando em 1 x 1 com a Holanda. O capitão holandês marcou primeiro, num chute cruzado de fora da área. A bola entrou 'na gaveta', na forquilha!

E o craque Forlán marcou para o Uruguai, também num chute de fora da área. Só que neste houve falha do goleiro holandês Stekelenburg, que tem quase 2 metros de altura! Levou um frango, pois a bola fez uma curva e o goleirão só tocou nela, que espirrou pra dentro do gol! A prova da falha é que ele ficou vermelho depois, morrendo de vergonha por um 'peru' daqueles!

***

No segundo tempo, o Uruguai dominou a partida, mas a Holanda acabou fazendo dois gols num curto período de tempo, com Sneijder, em chute rasteiro cruzado, e Robben, de cabeça. No finalzinho, o Maxi Pereira diminuiu para o Uruguai. Final Holanda 3 x 2 Uruguai.

[caption id="" align="aligncenter" width="431" caption="Robben comemora seu gol, de cabeça! (Flávio Florido/UOL)"][/caption]

Foi um jogaço, e mesmo com o Uruguai sendo tecnicamente e coletivamente um pouco inferior, e com menos jogadores talentosos, conseguiu encarar a Laranja com garra e determinação. Foi um exemplo para os grandes times Sul-americanos, mostrando que é preciso ter coração e calma para jogar futebol, em vez de ficar nervoso dando pancada, como foi o caso do Brasil.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

E o burro chorou!

Quem são os integrantes da Seleção que perdeu pra Holanda que se parecem com personagens de Shrek?

Tem o Shrek, o ogro, que resolve tudo na porrada, tem o Burro, que filosofa muito e acaba chorando no final, tem o Gato, que é muito lindo, mas que se ferra, tem a Princesa intocável.

Veja este vídeo do Burro chorando depois de levar uma 'chapuletada' do Gato, e fiquemos a pensar quem será o próximo burro, quer dizer, técnico, a assumir a Seleção, depois da demissão do Dunga e do Soneca:

Nosso heroi Júlio César falhou!

E nosso herói falhou no primeiro gol holandês, dando um munhecaço no cabeção que ficou no lugar da Jabulani:

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="(AFP PHOTO/ FABRICE COFFRINI)"][/caption]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Países classificados para as semifinais da Copa 2010

A Holanda é a primeira classificada para as semifinais da Copa 2010. Derrotou o Brasil por 2 x 1, de virada, em jogo que marcou a apatia do time brasileiro no segundo tempo, depois de marcar 1 x 0 no primeiro.

Acho que o Dunga virou Soneca no intervalo e não viu que o Brasil perdeu o jogo antes de tomar os gols. O Brasil não jogou um décimo do que fez no primeiro tempo. O resto foi consequência.

[caption id="" align="alignleft" width="384" caption="Felipe Melo pisa em Robben (Pierre-Philippe Marcou/AFP)"][/caption]

E agora o Felipe Melo vai poder se dedicar inteiramente ao seu esporte favorito, o vale-tudo, onde poderá dar pontapés à vontade, já que no campo de futebol ele leva cartão vermelho quando faz isso.

***

E o segundo classificado do dia é o Uruguai, que derrotou Gana nos pênaltis por 4 x 2, depois de empatar no tempo normal em 1 x 1 (Muntari e Forlán marcaram, cada um em um tempo). No último minuto do segundo tempo da prorrogação, Gana teve a chance da vitória, ao ter um pênalti marcado a seu favor, porque o uruguaio Suárez evitou um gol dos africanos com a mão, sendo também expulso por isso.

[caption id="" align="aligncenter" width="384" caption="El Loco Abreu comemora seu gol (Henry Romero/Reuters)"][/caption]

O problema é que Gyan meteu a bola no travessão, perdendo a cobrança. E o sacrifício de Suárez valeu a pena, pois seu time venceu. E pra completar, El Loco Abreu marcou na quinta cobrança dos uruguaios, bem no seu estilo de tocar de alto e de leve no meio do gol. E o Uruguai aguentou tudo isso sem seu grande defensor, Lugano, que saiu machucado. Zagallo deve estar com inveja do Loco Abreu, com o número 13 na camisa!

***

Neste sábado de inverno aqui e na África do Sul, a Alemanha esquentou os argentinos com seu 'chocolate': 4 x 0! Sem apelação, sem chororô! E como eu disse num artigo sobre a bobagem de Maradona dizer que Messi seria maior que ele e Pelé, realmente foi uma imensa bobagem, pois Messi somente se igualou a Kaká nesta Copa: 5 jogos, e nenhum gol marcado! Messi jogou um pouco melhor que o brasileiro, mas também não resolveu.

A exemplo do Brasil, na hora que a Argentina enfrentou um adversário de respeito, competitivo e técnico, ficou nervosa, e tomou um 'vareio'. E a Argentina ainda fez pior que o Brasil: tomou 'olé' nos dois tempos. O Brasil pelo menos venceu bem o primeiro tempo da partida.

Outra igualdade: Dunga e Maradona, ambos campeões mundiais, também repetem o mesmo feito na Copa: eliminados nas quartas de final por times europeus, vendo suas apostas fracassarem: Kaká e Messi.

No final do jogo, mudei para a Globo pra ver se tinha alguma novidade nas notícias, mas só pra ouvir o repórter dizer que a Alemanha foi uma seleção montada de última hora, com jogadores novos! Mais bobagem: o cara é repórter esportivo e não sabe ainda que o Joachim Low era auxiliar técnico do Klinsmann desde 2004, e assumiu a seleção germânica em 2006, depois que o Klinsmann saiu! Desde quando um trabalho de seis anos é 'de última hora'?

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="Comemoração alemã (Flavio Florido/UOL)"][/caption]

***

Klose marcou dois gols (os outros foram de Muller e de Friedrich) e chegou a 14 em Copas, um a menos que Ronaldo Fenômeno. E a Alemanha chega a 13 gols, com o melhor ataque da competição.

***

E a Espanha bateu o Paraguai por 1 x 0 e vai pras semifinais também. O Paraguai teve um gol anulado no primeiro tempo, feito por Valdez, num lance em que o Cardozo participou em impedimento. E ambas seleções tiveram pênaltis desperdiçados no segundo, com Casillas e Villar defendendo.

No fim, em jogada de Iniesta, que arrancou, evitou a falta do defensor e tocou na direita para Pedro, que chutou, a bola bateu no pé da trave direita e sobrou para Villa mandar de chapa no outro canto, e a bolo ainda tocou nas duas traves antes de morrer no fundo das redes e classificar a Espanha para as semifinais!

Valeu a estrela de Villa, que marcou 5 gols até agora, carregando o ataque espanhol quase sozinho.

[caption id="" align="aligncenter" width="431" caption="Comemoração espanhola! (AFP PHOTO/JUAN MABROMATA)"][/caption]

Holanda 2 x 1 Brasil: o primeiro duelo das quartas de final

Brasil venceu o primeiro tempo por 1 x 0, gol de Robinho em lançamento de Felipe Melo pelo meio da zaga holandesa. E Robinho fez um gol semelhante ao anterior, contra o Chile, entrando pela esquerda do ataque e tocando no canto esquerdo do goleiro.

O Brasil está jogando bem, e a Holanda está batendo muito. Aliás, os holandeses falaram e falaram, mas estão jogando igual a Portugal e Costa do Marfim: mais recuados e baixando o sarrafo.

E com vários erros da arbitragem: pênalti em Kaká; um gol brasileiro mal anulado, pois o impedimento estava no primeiro lance, quando Daniel Alves é lançado, mas o bandeira só marca quando Robinho mete a bola na rede, e outras faltas que o árbitro deixa passar.

***

Detalhe interessante: além do goleiro holandês estar com uma camisa amarela, o uniforme holandês traz a bandeira do Brasil ao lado da bandeira holandesa. Nunca vi isso, pelo menos nunca tinha notado em nenhum time. Ninguém da Bandeirantes notou isso na transmissão até agora.

[caption id="" align="alignnone" width="360" caption="Holanda veio com a bandeira do Brasil em seu uniforme (Jewel Samad/AFP)"][/caption]

***

E a Holanda ganhou o segundo tempo, fazendo o placar final de 2 x 1, com gols de Felipe Melo, contra, e outro do Sneijder, em cobrança de escanteio.

Mas basicamente o Brasil não jogou no segundo tempo, a não ser em algumas tentativas nos minutos finais. E a expulsão do Felipe Melo não mudou muita coisa, pois a Holanda já tinha feito os gols, e o jogo continuou da mesma forma até o final. Kaká não resolveu o jogo, Luis Fabiano também não, e Robinho não jogou nada nesta etapa.

Ou seja, nenhum jogador pode reclamar de outro, pois se o Felipe Melo fez as duas besteiras, o resto do time também não fez muito melhor, não acordou pra partida. Foi uma derrota coletiva. E o Brasil volta pra casa mais cedo!

Mas aqui está o verdadeiro motivo da zaga brasileira tremer diante da Holanda: o Kuyt é o Sloth disfarçado!

[caption id="" align="alignnone" width="200" caption="Kuyt e Sloth"][/caption]