terça-feira, 29 de junho de 2010

Larissa Riquelme é a Musa da Copa 2010!

A paraguaia Larissa Riquelme é a Musa da Copa 2010, sem dúvida! Torce por seu país com todo o coração e a beleza que Deus lhe deu!

Vale a pena conferir toda a vibração dessa beldade em várias fotos da Namoradinha da Copa (mais fotos da Larissa Riquelme em seu site oficial):

[caption id="" align="alignleft" width="349" caption="Larissa Riquelme (foto: Jorge Saenz/AP)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="400" caption="Larissa Riquelme (Foto: Andrés Cristaldo/efe)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="360" caption="Larissa Riquelme (Foto: Jorge Adorno/ Reuters)"][/caption]

[caption id="" align="alignleft" width="360" caption="Larisa Riquelme (Andrés Cristaldo/EFE)"][/caption]

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil 3 x 0 Chile: estamos nas quartas de final!

O Brasil vai vencendo o Chile por 2 x 0, no primeiro tempo, gols de Juan e Luis Fabiano. E olha que ainda teve um pênalti que o árbitro não deu, em Lúcio: o defensor chutou a canela de nosso zagueiro, no pé de apoio. Foi uma pancada forte. E mais um erro grave da arbitragem.

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="Luis Fabiano tocando a bola pras redes (AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS)"][/caption]

O time joga bem, está mais rápido com a presença de Ramires no lugar de Felipe Melo, e o Michel Bastos está bem no jogo. A Seleção marca bem, rouba bolas e tenta o contra-ataque, que produziu o segundo gol.

É só continuar assim, e partir mais rápido ainda nos contra-ataques, que dá pra fazer mais. Aliás, quanto mais o time fizer, melhor, para dar mais disposição aos jogadores para fazer gols.

***

E o Valdívia ficou no banco no primeiro tempo, vai entrar agora no segundo. E o Chile não mudou muito com a entrada do Mago, que teve uma boa chance e chutou por cima do travessão.

Brasil dominou o segundo tempo e marcou mais um gol, numa arrancada de Ramires que passou para Robinho bater no canto esquerdo, numa jogada típica sua.

Depois entraram Nilmar no lugar de Luis Fabiano, Kléberson no lugar de Kaká e Gilberto no de Robinho. Mesmo assim o Brasil manteve o mesmo ritmo. O único problema é que o Ramires tomou o segundo cartão amarelo e não joga contra a Holanda. Pra mim, foi o melhor em campo.

Quanto à Holanda, eu vi o jogo hoje, em que ela venceu a Eslováquia por 2 x 1, e não empolgou. E a defesa marca bobeira toda hora. Se a Eslováquia não tivesse gasto todo seu futebol contra a Itália, poderia pelo menos ter empatado o jogo. Ainda bem que o Brasil ainda tem muito o que crescer, pois vários jogadores ainda estão com as pernas pesadas. Ao contrário da Holanda, que parece já estar no auge.

sábado, 26 de junho de 2010

Testando a Jabulani, a bola da Copa 2010

Vários jogadores testando a Jabulani, a bola da Copa 2010 (também conhecida como 'jabiraca', 'patricinha', 'jaburu', 'maldição dos goleiros',etc):



***

Maradona cobrando falta com a Jabulani:


***

E agora, Kaka, Xabi Alonson, Michael Ballack, Frank Lampard e Petr Cech testam a Jabulani:



***

Os países classificados para as quartas-de-final

Uruguai é o primeiro país classificado para as quartas-de-final na Copa 2010. Depois de bater a Coreia do Sul por 2 x 1, eles esperam o próximo adversário do jogo entre EUA x Gana, hoje à tarde.

Foi uma partida emocionante, do início ao fim, com muitas chances e muitos gols desperdiçados. Mas nossos vizinhos tiveram mais sorte e competência e venceram, depois de passar por um sufoco danado.

O Uruguai dominou o primeiro tempo e abriu o placar numa bela jogada do trio ofensivo: Cavani abriu para Forlán na esquerda, ele driblou o marcador e cruzou à meia altura para área: toda a defesa coerana parou em linha e Suárez entrou sozinho pela direita pra tocar de chapa nas costas do goleiro, que ficou olhando, depois de ver a bola cruzar à sua frente sem poder fazer nada.

[caption id="" align="alignleft" width="312" caption="Suárez festeja gol (Foto: Getty Images)"][/caption]

No segundo tempo, a Coreia foi pra cima, martelando incansavelmente e velozmente, até conseguir seu gol aos 22 minutos: cobrança de falta alta na área, no segunda trave, toque de cabeça que sobra para Chung-Young marcar de cabeça no meio do gol, vencendo Lugano e o goleiro.

[caption id="" align="alignleft" width="300" caption="Gol coreano (Foto: Reuters)"][/caption]

O problema é que os coreanos arrefeceram o ânimo depois do empate, e aí foi a vez do Uruguai recobrar a presença de espírito e voltar a jogar bola. Numa cobrança de escanteio de Forlán, a bola sobrou do lado esquerdo pra Suárez, que passou pelo marcador e tocou no canto esquerdo do goleiro.

Depois disso, a Coreia do Sul ainda teve algumas chances, que não resultaram em gol. Ainda houve dois pênaltis não assinalados pelo árbitro, um de cada lado.

***

Agora à tarde, Gana derrotou os EUA por 2 x 1 e se classificou para as quartas de final, eliminando os norte-americanos. Gana fez seus gols em contra-ataques, um no início do primeiro tempo do jogo e o outro no primeiro tempo da prorrogação (Prince Boateng e A. Gyan; Donovan descontou de pênalti para os EUA).

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="A. Gyan comemora seu gol (Imagem: Matt Dunham/AP)"][/caption]

A partir da metade do segundo tempo de jogo os norte-americanos cansaram, e não tiveram força pra reagir na prorrogação, em que os africanos continuaram jogando pra frente. Parabéns à seleção de Gana, que vai enfrentar o Uruguai.

***

Hoje, 27/06, foi a vez da Alemanha garantir sua vaga nas quartas de final, despachando a Inglaterra por 4 x 1, numa revanche ao título inglês de 1966, já que teve um gol legítimo inglês que não foi dado pelo árbitro. Mas mesmo se tivesse sido dado, a Alemanha, depois de vencer o primeiro tempo por 2 x 1, meteu mais dois na segunda etapa, e a Inglaterra não teve reação.

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="Klose faz mais um! (Michael Regan/Getty Images)"][/caption]

Em suma, não mudou o resultado da partida, a menos que os ingleses ficassem mais animados. Mas não tiveram forças pra segurar a ofensiva alemã, que detonou a defesa britânica! Foi um chocolate, um 'vareio', e talvez os ingleses não achem nem o caminho de casa! :)

***

E agora à tarde a Argentina derrotou o México por 3 x 1, e mais uma vez houve um gol irregular para a Argentina: o primeiro gol, do Tevez, em impedimento, validado pelo árbitro e pelo auxiliar (os outros gols foram de Higuaín, em pixotada da defesa mexicana, o terceiro em chutaço do Tevez, e no segundo tempo o gol de honra do México, de Hernandez).

Erro tão ridículo quanto o da partida anterior, bem como do gol norte-americano na fase anterior. Nas três oportunidades, o erro é tão gritante que não dá pra saber qual foi a intenção do árbitro, se errou por absoluta incapacidade ou total má intenção!

Li num portal (UOL) que a Argentina fez um jogo excelente e que Messi deitou e rolou. Acho que o cara não viu o jogo. A Argentina estava totalmente dominada pelo México até fazer o primeiro gol, só depois que dominou a partida. Mas a partir da metade do segundo tempo, a Argentina caiu de produção e não fez mais nada, com Messi andando em campo, tendo seu primeiro chute no finalzinho. Se jogarem assim contra a Alemanha, vão levar um balaio!

Ainda mais que Tevez foi substituído (por Gutierrez) e não gostou, saiu de cara amarrada, e Messi estava desanimado em campo. Sorte deles que o México não teve time pra reagir. O tal Giovanni dos Santos só tem mesmo o jeitão do R. Gaúcho, porque o futebol passa longe. Toca muito rápido na bola, mas dificilmente entra na área, sempre fica esperando na lateral do campo e ausente das finalizações. Não disse a que veio na Copa!

***

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="Robinho comemora seu primeiro gol (Richard Heathcote/Getty Images)"][/caption]

Atualização (28/06/2010): hoje Holanda e Brasil garantiram passagem pras quartas de final. A partida será na sexta-feira, às 11 horas da manhã (Brasília). Holanda venceu a Eslováquia por 2 x 1, e o Brasil despachou o Chile por 3 x 0.

***

Atualização (29/06/2010): Paraguai vence Japão nos pênaltis (5 x 3) e vai às quartas de final pela primeira vez. E agora espera o vencedor de Espanha x Portugal.

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="Jogadores paraguaios comemoram classificação (Foto: Flávio Florido/UOL)"][/caption]

Assisti alguns trechos da partida, e parece que o Paraguai esgotou sua criatividade na primeira fase. É interessante observar o desempenho das equipes e ver como algumas já chegaram ao seu nível máximo e outras ainda estão crescendo. Graças a Deus o Brasil ainda tem muito a crescer!

***

E agora à tarde a Espanha carimbou sua passagem para as quartas de final também, vencendo Portugal por 1 x 0. David Villa fez o gol espanhol, em jogada bem tramada pelo ataque. Do outro lado, C. Ronaldo não jogou nada, foi individualista quando teve a bola nos pés e vai embora mais cedo.

[caption id="" align="alignleft" width="369" caption="Villa comemora seu gol (Foto: Lluis Gené/AFP)"][/caption]

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil garante primeiro lugar em jogo chato!

Não há muito o que comentar sobre o jogo de hoje, sem gols, em que o Brasil garantiu o primeiro lugar do grupo, com Portugal em segundo, eliminando assim a Costa do Marfim.

Portugal jogou igual a todos que enfrentam o Brasil: com 9 atrás e só o C. Ronaldo na frente. A única diferença entre Portugal e Coreia do Norte é que a defesa portuguesa é melhor. A imprensa mundial dizia que Portugal ia fazer a festa contra o Brasil, depois dos 7 x 0 sobre a Coreia. Que nada.

Agora, algumas conclusões: Michel Bastos continua jogando mal. Júlio Batista não jogou bem, e Kaká, mesmo quando não joga bem, produz mais que qualquer outro no meio de campo. E Elano no meio produz mais que Daniel Alves, que também continua tenso e errando muito.

Sem falar de Felipe Melo, que preferiu fazer uma disputa pessoal com Pepe, em vez de jogar bola (e tomou cartão amarelo por isso). Ainda bem que Dunga agiu rápido e fez a substituição, colocando Josué, que fez um 'feijão-com-arroz' meio sem tempero. Pelo menos o F. Melo dá emoção ao jogo! :) Nem que seja dando pancada!

[caption id="" align="aligncenter" width="416" caption="Vale-tudo no gramado (Foto: Estela Silva/Efe)"][/caption]

***

(Crédito da imagem: Estela Silva/Efe)

Foto do momento de vale-tudo entre os dois lutadores!

***

E o Dunga está certo em manter seu time titular nos outros jogos, pois os reservas não produziram nem a metade deles. E Portugal também não fez muito mais que o Brasil, muito pelo contrário!

terça-feira, 22 de junho de 2010

França perde e Domenech faz grosseria com Parreira

Como tem uma galera jornalística descambando o cacete no Dunga, sempre falando de seu mau humor e descortesia, pra ser gentil e não mencionar as estultices que ando lendo por aí, gostaria de mostrar aqui um exemplo do refinamento da cultura que se diz a mais fina do planeta: a francesa.

Raymond Domenech, o senhor treinador da França,  que talvez todos os especialistas em mídia esportiva destes tristes trópicos gostariam de ver no comando da nossa Seleção, cometeu uma falta de consideração e descortesia cavalar ao se recusar a cumprimentar um "gentleman" como o Carlos Alberto Parreira ao final do jogo entre suas seleções, ambas eliminadas (ironicamente, em 2006, Parreira caiu diante de Domenech, e não me lembro de nenhuma atitude inconveniente de Parreira; quando ele dá o troco, em campo,  o Domenech se irrita!).

Confiram uma das imagens de tal feito de um senhor oriundo da milenar civilidade europeia, a fina flor da educação e boas maneiras (civilidade que ele deve ter esquecido, afinal):

[caption id="" align="alignleft" width="392" caption="Domenech bota o dedo na cara do Parreira (AFP)"][/caption]

***

E tudo isso porque o treinador francês disse que o Parreira teria dito que a França não merecia estar no Mundial da África do Sul. E o pobre do Parreira sequer soube disso na hora (conseguiu descobrir depois, por intermédio de um assistente do R. D.), e ainda por cima nem lembrava do tal dito.

Cá entre nós: o planeta inteiro viu o Thierry Henry conduzir a bola no gol final contra a Irlanda, e o cara vem trovar pra cima do Parreira. E a prova de que a França não merecia foi o furdunço armado pelos membros de sua delegação, cada um fazendo um barraco maior do que outro. Como se ninguém soubesse o que o Anelka disse pro Domenech!

***

O que eu acho ridículo é essa mania da imprensa brasileira em geral de destratar o Dunga, o chamando de grosso e mal educado, enquanto exalta as qualidades daquelas pessoas oriundas do mundo dito "civilizado".

[Outros maus exemplos de falta de respeito com a hierarquia: Van Persie reclamou abertamente do treinador holandês numa substituição; Tevez saiu de cara amarrada com Maradona em outro jogo, fora outros podres que apareceram de outras seleções desclassificadas. E ninguém vê qualquer jogador brasileiro reclamando da comissão técnica.]

Ora, nós todos brasileiros, torcedores e amantes de futebol, em qualquer que seja o setor (imprensa em geral, inclusive), sempre falamos mal das seleções treinadas por Parreira, mas nós todos, absolutamente, sabemos que Parreira sempre foi e sempre será um exemplo de boa educação, refinamento e bom trato das pessoas. Parreira deve ser incapaz de matar uma mosca!

E aí, um sujeito de boa índole como o Parreira é destratado por um sujeito que devia ser o exemplo de cortesia e esportividade.

Por favor, senhores detratores da educação ou falta dela em Dunga: pelo menos tenham a hombridade de observar o comportamento dos outros técnicos e compararem ao de Dunga, antes de dizer que ele é o cara mais grosso do mundo.

Olhem também a fina flor da educação porteña, por exemplo, Maradona, que não consegue abrir a boca sem falar mal de Pelé (enquanto isso, Messi já passou 4 jogos em branco, e o Maradona dizendo que Messi seria o craque desta Copa e que seria maior que ele próprio e Pelé! Sonho distante!). Talvez tudo isso seja pra disfarçar que o Messi continua amarelando com a camisa "albiceleste"! (O trombador do Palermo jogou apenas 10 minutos até agora e já marcou!)

Os eliminados da Copa 2010

Com o início da terceira rodada da primeira fase, já podemos contabilizar os eliminados da Copa 2010 na África do Sul.

O primeiro a dizer adeus foi Camarões, antes já desta rodada, por ter perdido as duas primeiras partidas (para Japão e Holanda).

Costa do Marfim conta com dois milagres, se não quiser ser previamente eliminada: vencer a Coreia do Norte por 7 x 0 também e torcer para Portugal perder para o Brasil por pelo menos 3 gols de diferença. Sonho distante!

Hoje de manhã, África do Sul e França deram seu adeus á Copa 2010! A África do Sul quebrou um tabu: é a primeira vez que a seleção anfitriã é eliminada na primeira fase! E a França quase repetiu 2002: conseguiu marcar um gol na primeira fase (em 2002 ela não marcou nenhum!).

E agora à tarde Grécia e Nigéria se despediram do Mundial da África do Sul!

***

Atualização (23/06/2010)

Agora, Eslovênia e Argélia se juntam à turma que está indo pra casa, depois de perderem para Inglaterra e EUA pelo placar mínimo.

E à tarde, Sérvia e Austrália também se despediram, em jogo vencido pela Austrália por 2 x 1. Todo mundo acreditava, inclusive os sérvios que, depois de derrotarem a Alemanha, eles bateriam a Austrália e correriam pro abraço da galera! Que nada, foram despachados pelo pessoal de "down under" (gíria para Austrália, o país que está "embaixo da terra").

***

Atualização (24/06/2010): hoje foi o dia de despedida para Itália e Nova Zelândia. Boa viagem de volta pra casa. O técnico italiano tem muito a explicar a seus torcedores!

[caption id="" align="alignleft" width="372" caption="Cannavaro chorando (Getty Images)"][/caption]

A seleção de Camarões já estava eliminada desde o final da segunda rodada; e deixou isso confirmadíssimo ao tomar 2 x 1 da Holanda. Pior do que isso, só a Dinamarca, que levou 3 x 1 do Japão e vai receber o visto de volta mais cedo também!

******

Atualização (25/06/2010): mesmo com a vitória da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte por 3 x 0, ambas as equipes estão eliminadas da Copa 2010! Vão ver o resto da Copa 2010 em casa!

E foram definidos agora à tarde os dois últimos eliminados da Copa na primeira fase: Suíça e Honduras. A Espanha derrotou o Chile por 2 x 1, mas a Suíça foi incapaz de fazer sua parte e derrotar Honduras. Mereceu se despedir de maneira tão melancólica!

***

Começaram as OITAVAS DE FINAL, e já teremos hoje dois que avançam e dois que caem fora!

Atualização (26/06/2010): o primeiro a arrumar as malas neste sábado foi Coreia do Sul, que perdeu para o Uruguai por 2 x 1 e está eliminada da Copa! Foi um belo jogo, vencido pelos 'hermanos'.

[caption id="" align="aligncenter" width="300" caption="Park Ji Sung leva camisa de lembrança (Foto: Reuters)"][/caption]

***

Atualização (27/06/2010): a Inglaterra tomou 4 x 1 da Alemanha e deu seu adeus à África do Sul hoje!

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="Rooney explica o tamanho do 'tufo' que levaram! (Christophe Simon/AFP)"][/caption]

Jogaram mal, com a defesa mal posicionada, tomando passes da Alemanha a toda hora. A Inglaterra foi presa fácil pro rápido e criativo ataque alemão!

***

E o México tomou 3 x 1 da Argentina e se despediu melancolicamente da África do Sul, da mesma maneira que fez em 2006. E ainda abrindo caminho pra Argentina tomar o mesmo percurso que antes, enfrentando a Alemanha. O México não teve força nem criatividade pra reagir no segundo tempo.

***

Atualização (28/06/2010): Eslováquia (que perdeu pra Holanda por 2 x 1) e Chile (que tomou 3 do Brasil) arrumam as malas hoje pra voltar pra casa! Minha homenagem aos chilenos pela partida que jogaram, de maneira aberta e sem dar pancada.

***

Atualização (29/06/2010): o Japão perdeu nos pênaltis para o Paraguai (5 x 3) e está eliminado da Copa da África do Sul.

[caption id="" align="alignleft" width="200" caption="Komano perdeu pênalti (Foto: Flávio Florido/UOL)"][/caption]

***

E Portugal tomou 1 x 0 da Espanha e também vai pra casa hoje!

***

Começaram as quartas de final:

Hoje, 2 de julho, foi a vez do Brasil ser eliminado, ao perder para a Holanda por 2 x 1. Cada um ganhou um tempo da partida, só que a Holanda contou com um gol contra do Felipe Melo para sua vitória.

[caption id="" align="aligncenter" width="384" caption="Gol contra do Felipe Melo (Pierre-Philippe Marcou/AFP)"][/caption]

***

E Felipe Melo já está de volta ao seu palco preferido: o ringue! A montagem é do jornal italiano Il Corriere Dello Sport, que conhece o jogador muito bem!

[caption id="" align="aligncenter" width="260" caption="Felipe Melo no Mortal Kombat"][/caption]

[caption id="" align="aligncenter" width="260" caption="Felipe Melo em posição de ataque"][/caption]

***

Agora á tarde Gana perdeu para o Uruguai nos pênaltis (2 x 4) e também deu adeus à Copa, depois de empatar em 1 x 1 no tempo normal!

[caption id="" align="aligncenter" width="384" caption="Gyan chora gol perdido (foto: Radu Sigheti/Reuters)"][/caption]

***

Neste sábado (03/06), a Argentina tomou 4 x 0 da Alemanha e acompanha o Brasil na volta pra casa. Fizeram isso em 2006, quando o Brasil perdeu pra França e a Argentina pra mesma Alemanha. Nossos vizinhos tiraram o maior sarro da gente ontem, aliviados com nossa derrota, pensando que iam ganhar da Alemanha!

Como aconteceu em todos os jogos, a Argentina para de correr aos 20 minutos do segundo tempo, e foi a partir daí que a Alemanha fez os últimos três gols! Os outros adversários não souberam aproveitar essa fraqueza dos portenhos, mas hoje os teutões mandaram ver!

[caption id="" align="aligncenter" width="200" caption="Frango do goleiro argentino (Dylan Martinez/Reuters)"][/caption]

***

Agora o Paraguai se junta à Argentina e Brasil na volta pra casa, ao perder para a Espanha por 1 x 0, num jogo de muita garra, dedicação, empenho, raça, e vontade de ganhar: tudo o que faltou ao Brasil no segundo tempo.

A última rodada da primeira fase está eletrizante!

Chegou a hora da onça beber água, de ver quem tem farinha no saco, de saber quem continua e quem vai pra casa mais cedo!

Uruguai e México estão se pegando: os vizinhos vão batendo os mexicanos por 1 x 0, gol feito no primeiro tempo, de cabeça, por Suárez.

E o jogo terminou assim, classificando Uruguai em primeiro do grupo e México em segundo, já o placar não mudou no outro jogo.

***

No outro jogo, a África do Sul vai metendo 2 x 0 na França, que teve um jogador expulso, Gourcuff. Se o México perder, e os Bafana-Bafana fizerem mais uns golzinhos, eles passam e o México dança! A coisa tá feia! E os franceses já estão dançando!

Malouda acabou de fazer o primeiro gol francês. Isso refreou um pouco o ímpeto sul-africano. Mas eles não podem ficar atrás, se quiserem se classificar. Tem que ir pra cima!

Mas não deu, final França 1 x 2 África do Sul, resultado que eliminou os Bafana-Bafana da Copa. Pelo menos eles caem fora juntos, morrem abraçados!

Agora, os Bafana produziram pouco, pois o Uruguai fez o serviço sujo, ganhando do México e dando uma chance de ouro aos sul-africanos. Faltou capacidade de ganhar jogo, pra não dizer mais nada!

Desta forma, a França iguala o desempenho de 2002, quando foi eliminada na primeira fase sem marcar sequer um gol, e apenas supera aquela campanha em um gol, marcado no jogo de hoje. Esses resultados mostram que a França, quando chega a uma final (casos de 98 e 2006), na Copa seguinte dá vexame!

***

Agora à tarde, só vi o final do jogo em que a Argentina, sonolenta, derrotou o péssimo time da Grécia por 2 x 0. Pra variar, os 'hermanos', que tiraram sarro da mão do Luís Fabiano no segundo gol brasileiro contra a Costa do Marfim, fizeram um gol irregular hoje: o Demichelis puxou a camisa do defensor grego no primeiro gol, cuja bola bateu no braço do Milito antes dele chutar de novo para marcar. Palermo marcou o segundo, pegando rebote do chute de Messi, que em três jogos não marcou nenhum. Palermo jogou dez minutos e marcou. Acho que a camisa argentina tá pesando pro Messi e ele continua sem provar que pode desencantar pela seleção vizinha.

No outro jogo do grupo, a Coreia do Sul empatou em 2 x 2 com a Nigéria e garantiu o segundo lugar, enquanto a Nigéria ficou com 1 ponto e a Grécia com 3. Que baba a Argentina pegou nesta fase!

***

Atualização (23/06/2010)

Jogos recém terminados: Eslovênia 0 x 1 Inglaterra e EUA 1 x 0 Argélia. Tanto Inglaterra quanto EUA garantiram as vagas com as calças na mão! Com magríssimos placares, na famosa 'bacia das almas'! E fizeram apenas 5 pontos cada.

Obviamente, seus torcedores estão pulando de alegria! Mas isso não impede o olhar crítico, principalmente para a seleção inglesa, que é uma decepção, mesmo na vitória. Vão ter que jogar muito mais do que fizeram nessas três partidas para passar das oitavas!

***

Á tarde, Gana perdeu para a Alemanha por 1 x 0, e as duas se classificaram para as oitavas. No outro jogo, a Austrália bateu a Sérvia por 2 x 1, e as duas morreram abraçadas, devido a combinações de resultados do grupo. A Alemanha ficou em primeiro, com 6 pontos, e Gana em segundo, com 4 (ganhou da Austrália, também com 4 pontos, no saldo de gols). A Alemanha vai enfrentar a Inglaterra nas oitavas e os EUA enfrentará Gana. Serão belos duelos!

***

Atualização (24/06/2010): hoje foi o dia da confirmação do fracasso italiano nesta Copa, num jogo vencido pela Eslováquia por 3 x 2. Obviamente, todo torcedor italiano manteve as esperanças até o último segundo, como qualquer um faz por sua seleção. O que me espantou na transmissão da Bandeirantes foi o narrador Nivaldo Prieto ficar torcendo pela Itália do início ao fim.

[caption id="" align="alignleft" width="372" caption="Vittek (no centro, autor dos 3 gols da Esl.) (Foto: Agência Reuters)"][/caption]

Ele não narrou o jogo, ele torceu pra Itália. Tudo bem que pelo seu nome ele deva ser de família italiana, mas precisava manter uma certa compostura, pois se torna uma coisa irritante ficar acendendo esperanças nos torcedores, até porque, numa análise mais neutra (de todos aqueles que não torcem pela Itália), qualquer um está vendo que a Itália fez uma campanha medíocre, que o time em campo chegou ao seu limite técnico e não tem mais o que apresentar além de esforço e correria, que deixou fora da seleção seus principais craques, que fazem a espinha dorsal daquele time campeão em 2006: Buffon, Pirlo e Totti (os dois primeiros por problemas físicos e o terceiro por decisão do técnico), além de outros, como Cassano, Balotelli e Luca Toni.  Até o próprio Quagliarella, que estava na reserva e entrou para marcar um dos gols (o outro foi de Di Natale).

E o telespectador tem que aguentar esse tipo de coisa. E olha que a outra emissora oficial da Copa aqui no Brasil é pior ainda. Sequer vejo os jogos nela. É tanta bobagem que não consigo nem mais entender o que falam. Erram nomes de jogadores o tempo todo, falam coisas que até quem assiste daqui pela tv está vendo mais do que eles lá. Realmente, é um exercício assistir a Copa pela tv: temos que abstrair de tudo e apenas olhar as imagens. E depois ainda reclamam de Dunga! Deviam era olhar para o nível baixo de trabalho que estão fazendo. Dunga, ao contrário, trabalha duro o tempo todo pra botar o time pra jogar!

Bem, quanto ao outro jogo desse grupo F, o Paraguai empatou em 0 x 0 com a Nova Zelândia! Assim, Paraguai ficou com 5 pontos, Eslováquia com 4, N. Zelândia com 3 e Itália com 2! Esse é o pior resultado da história das Copas para a Itália!

***

Atualização (25/06/2010):

Depois de Brasil e Portugal definirem sua passsagem para as oitavas de final hoje de manhã, agora à tarde Espanha (2) e (1) Chile cumpriram sua parte, teminando respectivamente em primeiro e segundo no grupo. Asssim, Brasil pega o Chile e Espanha enfrenta Portugal. A Suíça que foi a decepção do dia, ao empatar em 0 x o com Honduras e deixar a Copa depois de um início empolgante, quando bateu a Espanha por 1 x 0.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga: exemplo de insegurança ou de hombridade?

Até pouco antes do final da carnificina que se tornou o jogo entre Brasil e Costa do Marfim eu achava que a atitude do treinador Dunga ante os jornalistas e suas perguntas (principalmente os jornalistas brasileiros) fosse manifestação de medo e insegurança. A maneira agressiva, as palavras ríspidas, davam a entender que havia algum sentimento oculto, quase impublicável, que eu tolamente pensava que fosse o medo da crítica.


No jogo em que os atletas marfinenses quase trucidaram os jogadores brasileiros, principalmente o valoroso Elano que saiu arrastado de campo, e ainda assim foram derrotados pelo bonito toque de bola canarinho, imaginei que seria o momento de redenção do treinador, em que ele poderia finalmente ter certeza de estar no caminho certo com seus atletas e que conquistaria o reconhecimento irrestrito da imprensa.


Bem, se fosse o caso de Dunga estar mesmo "com medo" de alguma coisa, essa minha lógica faria sentido mesmo. Só que Dunga continuou sendo agressivo na coletiva, e a Globo sentou o sarrafo como já fizera antes, só que de maneira ainda mais cruel que os adversários sanguinolentos em campo.
Duas páginas na Internet, contudo, me fizeram mudar de ideia, e reafirmar meu apoio moral irrestrito, quase ufanista ao Dunga e à Seleção Brasileira. De uma não posso atestar veracidade (Dunga, mesmo se vencer de goleada, já é um vencedor), embora seja possível que seja verdade, mas da outra (Ponto para o Dunga), por se tratar de uma reflexão de um jornalista, cristalina como água, não há do que duvidar.


Resumindo os dois textos: Dunga não aceita os privilégios que a Rede Globo de televisão costuma ter na cobertura dos eventos esportivos de maior importância, e teria "batido a porta na cara" da Fátima Bernardes, chegando ao ponto de usá-la como garota de recados para dizer ao Sr. Ricardo Teixeira que se fosse para dobrar-se à vontade da vênus platinada seu cargo estaria disponível.


Se for verdade isso mesmo, fica mais do que evidente a origem da raiva já nem tão contida --- que não tem nada a ver com medo ou insegurança; fica claro por que ele interrompeu uma resposta que estava dando a uma pergunta para perguntar ao repórter da Globo se havia algum problema, e ante a resposta negativa ele respondeu com sarcasmo: "ah, tá, pensei que tivesse".
Ufanismo à parte, pelo simples fato de Dunga ter coragem de pôr os seus próprios valores à frente do poderio econômico da televisão ele já é meu novo ídolo. E mesmo que tudo isso seja mentira, lenda urbana ou conto de fadas, vale a oportunidade de refletir sobre o que é realmente a opinião e a vontade íntima de cada um e o que é um mero "implante" via meios de comunicação de massa.

(Este é um guest post de Janio)

Portugal dispara a maior goleada da Copa 2010

Portugal fez aquilo que todo brasileiro gostaria que o Brasil tivesse feito: meteu uma sonoríssima goleada na frágil Coreia do Norte, que depois do primeiro gol literalmente abriu as pernas!

Foram sete gols. Até Liedson, que tinha ficado na reserva e entrou no segundo tempo, marcou o seu. Da mesma forma, C. Ronaldo tirou o pé da lama e guardou o seu também.

É óbvio que a Costa do Marfim vai ter enormes dificuldades para superar um placar desses, já que a Coreia irá tentar se despedir da Copa com um vexame menor, e pode ser que o Brasil não marque mais de 3 x 1 contra os patrícios. Ou seja, pela pancadaria dos brucutus da Côte D'Ivoire, que embora falem francês jamais chegarão ao estilo de Zidane, eles merecem mesmo é ir pra casa mais cedo.

Quem não sabe perder, não sabe ganhar. Leonardo foi expulso em 94, sem apelação, por uma cotovelada num norte-americano, o Brasil ficou com dez em campo, e mesmo assim ganhou deles. Se os dois porradeiros de Costa do Marfim tivessem sido expulsos, já tomando 3 x 0 no placar, certamente teriam levado mais um balaio! O árbitro francês salvou a pele deles. Deviam aprender com a Coreia do Norte: pode perder, mas não precisa dar pancada. Nisso eles estão mil anos na frente dos africanos.

Outra coisa: os marfinenses ficaram brabinhos com a mão do Luís Fabiano no segundo gol dele, mas eles não foram reclamar do árbitro de maneira acintosa, e nem foram dizer que quase quebraram a perna de dois brasileiros. São muito 'bonzinhos' esses meninos! E eu ainda vejo uma enorme quantidade de brasileiros falando mal de Dunga e da Seleção. Sinceramente, Dunga tem mais é que continuar fazendo exatamente o que está fazendo, pois as opiniões são tão desencontradas que se ele fosse seguir o que a imprensa ou a torcida diz, ele teria levado um timeco pra Copa, e estaria agora levando goleadas.

Afinal de contas, só doido mesmo pra achar que o Dunga iria querer fazer uma campanha ruim numa Copa do Mundo. É óbvio que ele só quer ganhar, e nós, torcedores, temos mais é que apoiá-lo. Ou será que algum desses torcedores ou jornalistas que falam tão mal da Seleção teria coragem de levar uma trombada igual à que Elano tomou?

Eu confesso aqui: critiquei a não convocação de PH Ganso, Neymar e R. Gaúcho, e a convocação de muitos volantes, mas já estou vendo que, no decorrer da competição, que está duríssima, quem está certo mesmo é Dunga, que levou jogadores que ele tem certeza que não vão tirar o pé nas divididas!

E devemos lembrar que ele levou o R. Gaúcho para as Olimpíadas, e R.G. não resolveu! Além de Parreira ter apostado as fichas nesse mesmo jogador em 2006 e a Seleção afundou com ele. Kaká, mesmo com muito esforço e recuperação, foi efetivo ontem. Não jogou bem, errou cinco passes antes de acertar o sexto e botar o Luís Fabiano na cara do gol. Mas garanto que nessa hora ninguém se lembrou dos cinco passes errados, e todos fizeram como Zidane: aplaudiram!

***

No segundo jogo do dia, o Chile bateu a Suíça por 1 x 0. Só o final, mas o Chile jogou com raça e ímpeto, e só não goleou a Suíça por detalhe. Poderia ter sido 3 x 0. Todos os sul-americanos lideram suas chaves!

***

No último jogo do dia, que eu não vi todo (apenas alguns momentos), a Espanha venceu Honduras por 2 x 0, gols de David Villa.

Eu acho engraçado os narradores, comentaristas e jornalistas esportivos se borrando de medo que o Brasil enfrente a Espanha nas oitavas de final. Se o Brasil ficar com medo de um time que perdeu pra Suíça na estreia, ganhou de Honduras com as calças na mão, chega a tomar sufoco em certos momentos, e ainda precisa ganhar do Chile pra se classificar, que desista da competição.

Quem quer ser campeão tem que ganhar de todos que se apresentarem, sem escolher adversários. Que venham Espanha, Argentina, Alemanha, Uruguai, ou quem quiser. Tem que ganhar de todos, e o resto é conversa fiada de gente que está com medo e joga isso pros outros. Como se o Brasil não tivesse já ganho de todo mundo. E como se o Dunga não tivesse ganho todos os confrontos da Argentina com a Seleção principal. Pergunta pro Luís Fabiano se na hora de chutar pro gol ele fica pensando na nacionalidade do goleiro!

A Espanha que se cuide, pois se bobear, sequer se classifica pras oitavas! Vai ter que vencer o Chile primeiro, e o Chile ganhou da Suíça, que venceu a Espanha. Tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte ainda!

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Terminou o primeiro tempo e o Brasil vai vencendo a
Costa do Marfim por 1 x 0.
A Seleção não tem mais a tensão da estreia, e toca a bola com calma. Deu pra ver no semblante do Kaká, desde o início, que ele está bem psicologicamente, não está preocupado como no primeiro jogo.

E mesmo errando passes, na hora certa ele acertou: botou o Luís Fabiano na cara do gol, e o Fabuloso meteu um canhonaço indefensável. O goleiro até agora não viu onde essa bola entrou. Na verdade, eu mesmo só no 'replay': exatamente no canto superior esquerdo.

Agora é manter o ritmo, apertar a marcação e fazer mais.

E foi o que o Brasil fez no segundo tempo, ampliando com um golaço de Luís Fabiano, que deu chapéu em três zagueiros e bateu de canhota no contrapé do goleiro, e depois em passe de Kaká, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, e Elano entrou na diagonal, se antecipando ao zagueiro e metendo pras redes.

Mais no final, numa falha de marcação de nossa defesa, Drogba fez o gol de honra da Costa do Marfim.

Mas isso não foi tudo, aliás essa foi a melhor parte. A pior parte ficou por conta dos pernas de pau da Costa do Marfim, que de talento mesmo só tem pra dar pancada. Quase quebraram a perna de Elano e Michel Bastos, e inventaram faltas do Kaká, com a total e irrestrita participação do árbitro francês, que, além de não ter dado nenhum cartão amarelo nas faltas violentas dos marfinenses, expulsou Kaká.

O maior problema do árbitro beneficiar a Costa do Marfim é que ele é francês e a Côte D'Ivoire é de influência francesa. Não surpreende a seleção francesa estar metida em toda essa confusão, com o corte de Anelka e brigas internas. E mais ainda, Costa do Marfim e França fazem campanhas pífias no Mundial. O árbitro tentou, mas não deu pra salvar a Costa do Marfim da goleada. Ficou barato para esses lutadores de vale-tudo. E o Felipe Melo está aí, sem dar pancada em ninguém. E ainda bem que já jogamos contra Portugal estando classificados e assim Kaká pode descansar tranquilo.

O primeiro eliminado e o primeiro classificado

Os jogos de ontem definiram o primeiro eliminado da Copa 2010, que é o time de Camarões. Eto'o não conseguiu provar que Roger Milla estava errado, e Camarões é a primeira seleção a dizer adeus à África do Sul, ao perder para a Dinamarca por 2 x 1. Foi um jogo esquisito, cheio de erros de ambas as partes. Acho que qualquer time da segunda divisão do Brasil teria goleado qualquer uma das equipes.

Desta forma, Camarões cumprirá tabela contra a Holanda, a primeira seleção classificada para as oitavas de final: depois de bater a Dinamarca na estreia por 2 x 0, ontem venceu o Japão por 1 x 0.

A Holanda jogou menos que no primeiro jogo, mas foi o suficiente para garantir a vitória e a classificação.

Na outra partida, Gana empatou com Austrália em 1 x 1.

***

Já nos jogos de hoje de manhã, o Paraguai despachou a Eslováquia por 2 x 0, e a Itália amargou um empate em 1 x 1 com a Nova Zelândia. Copa vai, Copa vem, e a Itália continua sua saga de empatar os primeiros jogos do torneio. Vi o primeiro tempo hoje e o final do segundo, e foi deprimente. Se o árbitro não arranja aquele pênalti, que ninguém marca, a Itália não teria sequer empatado.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sérvia começa o dia de futebol detonando a Alemanha

A Sérvia não quis saber do favoritismo da Alemanha, nem de seu bom futebol da estreia, e até esqueceu sua própria estreia contra Gana, com derrota: meteu 1 x 0 nos germânicos e partiu pro abraço com a galera!

Enquanto isso, a Alemanha amarga uma derrota em muitas décadas de invencibilidade na fase de grupos.

Pra mim, faltou tranquilidade aos alemães pra perceberem o excessivo rigor do árbitro a tempo e cuidar a marcação, em vez de sair dando pontapé pra todo lado, o que gerou a expulsão do Klose, em duas faltas de cartão amarelo, e a farta distribuição de cartões a ambos os times. No fim das contas, os sérvios se cuidaram mais nessa parte, e mantiveram o time inteiro até o final.

Isso não quer dizer que não tenham feito trapalhadas durante a partida, como o pênalti ridículo, impensado e absolutamente desnecessário do Vidic, que botou a mão na bola na área, quando estava sozinho no lance. Ninguém sabe porque esse infeliz fez isso. Graças a Deus, oraram os sérvios, que o goleiro defendeu a cobrança do Podolski. E o jogo terminou 1 x 0 pra Sérvia, que embola o grupo D, com três seleções empatadas com 3 pontos.

Pra mim, o diferencial nesse grupo será feito pelo desempenho de Gana, que definirá sua própria passagem pras oitavas e qual dos outros do grupo irá junto, já que é provável que todos ganhem da Austrália.

***

No jogo das 11 horas, Eslovênia empatou com os Estados Unidos em 2 x 2. Eu vi apenas o final do jogo, mas foi o suficiente para ver a pataquada do árbitro, que inventou alguma coisa que ninguém sabe ainda o que é para anular o terceiro gol ianque! Esse cara é doido, ele estava lá próximo  a tudo, e a única falta que aconteceu foi de um esloveno agarrando e derrubando um americano.

Se ele tivesse que marcar algo seria um pênalti a favor dos estadunidenses, caso a bola fosse pra fora. Acho que não existe coisa pior num jogo: um time luta até o último segundo para vencer uma partida e, quando consegue, vem um infeliz míope, pra não dizer coisa pior, e atrapalha o coroamento de um trabalho de anos.

É como a discutível apresentação do árbitro do jogo em que a Sérvia bateu a Alemanha. Pra começar, ele não manteve os mesmos critérios no segundo tempo, no qual teria de ter expulsado outros jogadores. De que adianta aplicar um rigor extremo numa etapa e afrouxar na outra? Isso mata os jogadores de raiva e ansiedade, pois a cada falta no segundo tempo dava pra ver os jogadores com as mãos na cabeça, já prevendo uma expulsão!

***

Não assisti ao último jogo do dia, apenas vi os lances na tv do empate em 0 x 0 entre Inglaterra e Argélia, com os dois goleiros frangueiros na reserva. Beckham e Rio Ferdinand estão fazendo falta ao time inglês, que parece ter afundado na apatia. O que houve com o centro-avante do Manchester United, Rooney, e seus compatriotas, Gerrard e Lampard? Estão entregando a 'rapadura' ainda na fase de grupos?

A Inglaterra está 'afrancesando' neste mundial! A coisa anda braba na África do Sul! Será que é o clima, ou as vuvuzelas, ou a altitude? Mistério!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dizem que a Sara Carbonero desconcentrou Casillas

Há torcedores dizendo que a culpa do gol suíço é da Sara Carbonero, jornalista que é namorada do Casillas, goleiro espanhol, que ficou distraído no jogo, pensando nela, que estava atrás das traves, fazendo suas matérias.

Olhando bem, se eu fosse o Casillas, eu também ficaria totalmente desconcentrado (no jogo). :)

Aliás, se tem algo que desconcentra qualquer homem é uma mulher bonita perto, ainda mais se for a jornalista mais 'sexy' do mundo, como é o caso dela (qualquer estudante de publicidade sabe disso).

Se realmente foi isso que ocorreu, foi apenas uma reação instintiva do Casillas a tanta beleza perto de seu posto de trabalho. Confiram:

[caption id="" align="aligncenter" width="434" caption="Sara Carbonero e Iker Casillas (Foto: Getty Images)"][/caption]

***

Mas a jornalista, na entrevista depois do jogo, cobrou do Casillas a razão da derrota, e ele não soube o que responder.

Sinceramente, eu vi o jogo e o gol foi dentro das circunstâncias da partida. Afinal de contas, a Espanha também foi derrotada pelos Estados Unidos lá mesmo na África do Sul, num jogo semelhante, ano passado, pela Copa das Confederações (vão dizer que foi por causa da Sara também?).

A defesa da Espanha não é boa. O time da Espanha é parecido com o da Argentina: o ataque é ótimo, mas a defesa é ruim. E olha que nem sempre o ataque funciona.

Jogos da quinta-feira na Copa do Mundo

O dia começa hoje com Argentina x Coreia do Sul. Nossos vizinhos estão batendo os coreanos por 2 x 1.

É incrível, mas o futebol argentino ainda não me convenceu nesta Copa. Tocam muito a bola, correm, acertam passes, fazem gols, mas ainda não me convencem. O primeiro gol da Argentina foi numa cobrança de falta de Messi: a bola bateu na canela do jogador coreano e entrou. O coreano ficou abismado com o que aconteceu. E abismado fiquei eu com o fato dele não ver a bola indo em sua direção, já que ele não estava marcando o adversário e teoricamente e erroneamente deveria pelo menos olhar pra bola!

E o segundo gol dos argentinos foi também numa bola parada, numa falta ganha pelo Tevez, bola que foi lançada pra área e desviada por outro argentino e que sobrou para Higuaín completar de cabeça pras redes, com toda a zaga coreana parada assistindo. De novo, falha coreana.

E aí, para coroar a atuação não convincente da Argentina no primeiro tempo, os coreanos fizeram um gol numa bobeada do zagueiro argentino, que foi passar uma bola para um companheiro, de costas para o campo de jogo, sem ver a entrada do atacante coreano.

Ou seja: se o Brasil não convenceu na estreia, a Argentina também não, e muito menos a Espanha, que perdeu pra Suíça ontem. Mesmo a Alemanha, que enfiou 4 na Austrália, mas a Austrália também não quis jogar, apenas dar pancada. Na verdade, futebol firme, definido, marcador e vencedor, do início ao fim do jogo, só vi mesmo o Uruguai e a Suíça praticando.

Vamos ver o que acontece. E por mais que Maradona elogie Messi, dizendo que Elano e Maicon jogaram no máximo 40% do que Messi jogou na estreia, não vejo tudo isso no Messi, até porque Elano fez gol e deu passe pra outro, enquanto o Messi só cobrou a falta que originou o gol contra dos coreanos, em termos de pura efetividade no campo de jogo.

***

Começou o segundo tempo, e até os 15 minutos, só deu Coreia do Sul. Eles perderam um gol impressionante há pouco, que praticamente foi o atacante coreano que tirou seu próprio gol, ao entrar pela direita e bater de pé esquerdo. Se ele não se atrapalhasse, teria empatado o jogo. E Argentina já está babando na gravata.

Infelizmente, pra Coreia do Sul, eles são muito ruins tecnicamente, e não empataram o jogo por isso.

Como diz o ditado, quem não faz, leva: Aguero entrou no lugar de Tevez, e participou de jogada de Messi, tabelando, e a bola sobrou para Higuaín, sozinho, apenas empurrar pra dentro.

E o Higuaín faz o quarto gol também, em jogada de Messi para Aguero, que cruzou na medida pro companheiro cabecear no contrapé do goleiro. O Aguero está fazendo a diferença no jogo.

E foi só! Para sorte ainda maior da Argentina, o próximo jogo é contra a Grécia, ou seja, não poderia ter mais moleza que isso. É 'melzinho na chupeta', 'mamão com açúcar', e malas prontas pras oitavas de final!

***

Não vi os outros dois jogos, só vi alguns lances, mas deu pra perceber que houve frangos no jogo Grécia 2 x 1 Nigéria, e que na partida França 0 x 2 México os comentaristas da tv disseram que faltou empenho e criatividade à equipe europeia. Eles correm o risco de repetir o fiasco de 2002. Aliás, perder para o México assim já é um fiasco. E tem muita gente ainda reclamando da forte defesa brasileira. Vejam os outros!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Começa a segunda rodada da Copa 2010

Na abertura da segunda rodada da Copa do Mundo da África, o Uruguai vai vencendo a África do Sul por 1 x 0, gol de Diego Forlán, num petardo de fora da área que desviou no zagueiro e encobriu o goleiro!

É uma pena, pois os Bafana Bafana estavam jogando bem!

Terminou o primeiro tempo, com a vitória Uruguaia pelo placar mínimo.

***

No segundo tempo, tudo ia bem, até o goleiro sul-africano cometer penalidade contra o Uruguai. Foi expulso, e o goleiro reserva (Pienaar teve que sair pra ele entrar) nada pode fazer na cobrança de Forlán, que converteu e fez Uruguai 2 x 0 África do Sul.

E Forlán é o dono da bola na seleção uruguaia: no finalzinho, cruzou uma bola da esquerda pra direita, Suárez dominou e cruzou para a área, o goleirão não espalmou e o Álvaro Pereira entrou livre pra jogar a bola pra dentro de qualquer jeito!

E os uruguaios, que aprontaram um 'maracanazzo' contra o Brasil em 1950, meteram um 'loftusazzo' nos Bafana-Bafana no Loftus Versfeld, vencendo os donos da casa por 3 x 0! Como se diz na gíria, 'caiu a casa na África do Sul'! E como dizia um locutor esportivo: 'o que o Parreira vai dizer quando chegar em casa?'

Morumbi vetado para Copa 2014

Saiu hoje em nota oficial o veto do Morumbi como uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Veja a íntegra da nota, que foi publicada no site da CBF:

“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.

O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.

Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.



A FIFA e o COL estão à disposição da cidade de São Paulo para futuras discussões."

***

A Arena da Baixada, em Curitiba, também está fora da Copa 2014.

Últimos jogos da primeira rodada: Chile, Espanha...

O dia de Copa hoje começou com um jogo simpático entre Honduras x Chile, que terminou 1 x 0 pra equipe chilena. Mas nada que gerasse muita tensão de parte a parte, com ambas as equipes jogando abertas.

O que mais me impressionou foi o comentarista da Band, Alexandre Praetzel, dizendo que não há diferença nenhuma entre Honduras e Coreia do Norte. Tecnicamente, pode até não haver. Mas taticamente e disciplinarmente, a diferença é abissal! Pela tv dava pra ver as enormes distâncias entre os jogadores hondurenhos, e nos contra-ataques chilenos tinha um jogador de defesa na lateral do campo de Honduras, um outro lá dentro da área e meio minuto depois uns três chegando do meio de campo.

E na hora do escanteio, quase todo o time de Honduras entrava na área do Chile pra tentar o gol. Acho que o comentarista da Band, mesmo no estádio, não assistiu o jogo, e nem o do Brasil ontem, pois a Coreia nos escanteios tinha no máximo 4 jogadores na área brasileira, e o resto lá atrás, pra evitar qualquer contra-ataque.

Bem, não dá pra esperar muito de um repórter que disse na transmissão do jogo da Argélia, que o Zidane estava assistindo, que o craque francês não ganhou nenhum título importante no Real Madrid. Algum tempo depois ele se corrigiu, lembrando que o Zidane ganhou uma Liga dos Campeões. Mas o rapazinho não lembrou que o Zidane, junto com Ronaldo, ganhou o Mundial Interclubes em 2002, além de ter conquistado na Espanha os mesmos títulos que conquistou na Juventus: a copa e o campeonato nacionais, o título europeu e o mundial.

Depois as pessoas reclamam dos ex-jogadores de futebol que viram comentaristas, e não sabem nem se expressar. E quando é um repórter que sequer tem informações sobre um craque mundialmente consagrado? Ele está no meio esportivo pra quê? Deve ser por isso que pra ser jornalista não é necessário diploma. Qualquer pode falar as bobagens que quiser na tv que não acontece nada!

O Neto, que castiga o português com frequência, pelo menos faz seu dever de casa e sempre passa informações confiáveis sobre jogos e jogadores. E podemos sempre conferir os comentários do Neto pelas imagens mostradas, e quando há discrepância ele se corrige.

Faço esse longo comentário acima porque mesmo sendo somente um torcedor, eu sempre verifico as informações que publico neste blog, pra não passar dados incorretos. E é por isso que vejo a quantidade de pessoas desinformadas que trabalham no universo esportivo, principalmente o do futebol. E pior, a maioria formada e contratada para isso! Tem muitos formados por aí que estão no mesmo nível do Casagrande, que é um ex-jogador contratado para comentar jogos.

***

Depois desse desabafo, agora é esperar pela estreia da Espanha x Suíça, pra ver como se sai a Espanha quando é favorita!

O jogo de estreia da Espanha contra a Suiça está bem parecido com o do Brasil ontem contra a Coréia do Norte: a Espanha tocando a bola e a Suiça se defendendo, num retranca bem armada. A Suiça é tão retranqueira que em 2006 ela não tomou nenhum gol em seus três primeiros jogos, empatou em 0 x 0 nas oitavas de final, e foi eliminada sem nenhuma derrota,  sem tomar nenhum gol, nos pênaltis pela Ucrânia (0 x 3). Em compensação, quando precisou, também não fez nenhum, nem nos pênaltis! A Itália dá mais sorte nos empates, pois pelo menos empata com gols!

Mas a Suíça pode chegar a um recorde de tempo sem tomar gols em Copas, que pertence à Itália, que ficou, na Copa de 90, até os 22 minutos do segundo tempo contra a Argentina, na fase semifinal. Se a Suíça não tomar gols nos próximos dois jogos, ela bate esse recorde, que é mais fácil de alcançar, já que os adversários são Chile e Honduras.

Pra mim, a única diferença de ontem pra hoje é que a Espanha não está tensa; joga naturalmente como vem jogando há algum tempo, enquanto o Brasil estava extremamente tenso. Mas tem algo em comum: quase sempre dão um toque a mais na bola, com muito preciosismo. A Seleção cometeu esse pecado ontem também.

Vamos ver o que os espanhóis podem fazer no segundo tempo. Eles estão com vantagem, pois a Suíça perdeu seu mellhor zagueiro, Senderos, por contusão (o cara se machucou numa trombada contra um companheiro de time). Essa moleza não tivemos contra a Coreia do Norte!

***

Segundo tempo: em pouco mais de cinco minutos, a Suíça abre o placar, com Fernandes! Numa bola lançada pelo goleiro, os atacantes saíram trombando com a defesa espanhola, e a bola finalmente sobrou pro Fernandes, que meteu pras redes. Pra mim, se a bola não entrasse, o árbitro teria que marcar pênalti do Casillas no atacante suíço. Ainda bem que a bola entrou e o árbitro se livrou de confusão!

Pra imprensa em geral que malhou o Brasil ontem, sonhando com a Espanha, a coisa está virando pesadelo. E certamente o ferrolho suíço é mais eficiente que o coreano! Se a Espanha quiser virar o jogo, vai ter que suar muito!

E a Suíça fez outra jogada que quase resulta no segundo gol: o atacante driblou três e tocou e a bola bateu no pé da trave, com o Casillas batido! Se essa bola entra, eles teriam 'matado' o jogo!

Fim de jogo e a Suíça confirma a vitória de 1 x 0 sobre a Espanha!

E olha que o árbitro favoreceu a Espanha, dando cartões apenas para o outro time, e espichando o tempo extra a quase 6 minutos ao final do segundo tempo!

E a Espanha não vai ter moleza, pois o Chile está com 3 pontos, e certamente vai ser o diferencial nesse grupo H, pois todos irão ganhar de Honduras, obviamente. E aí o enfrentamento com o Chile é que vai decidir quem passa para as oitavas de final. Vamos ficar de olho, pois o grupo do Brasil vai cruzar com este: primeiros contra segundos e vice-versa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Estreia do Brasil na Copa da África

Brasil vai empatando com a Coreia do Norte em 0 x 0, num jogo calculado, tranquilo, quase um amistoso. A Coreia também não arrisca, ficando atrás na marcação. Os brasileiros vão tentando furar o bloqueio norte-coreano, mas sem muita inspiração. Robinho e Maicon são os que mais tentam alguma coisa. Michel Bastos deu uns bons chutes e Elano tentou alguma coisa. Mas Kaká está mal, lento, sem poder de criação. E o Luís Fabiano está isolado.

E aí que entra o problema central, que é o do possível substituto para Kaká, que está jogando, mas está fora de ritmo e não centraliza a criação de jogadas, e o drama já começa a se formar desde o primeiro jogo: quem poderia entrar para resolver essa questão? O mais criativo dos reservas, Nilmar, não é da posição. Só temos mesmo Júlio Batista. A menos que Dunga arrisque Daniel Alves. Ou Ramires, mas este entraria melhor no lugar de Felipe Mello. O lance está jogado! Dunga que se vire, que agora é a hora da onça beber água!

***

Começa  segundo tempo e o Maicon  abre o placar, fazendo belo gol em batida de linha de fundo, pegando o goleiro no contra-pé! Golaço!!! E o passe foi do Elano.

E agora, em passe diagonal de Robinho, Elano faz o segundo! Outro golaço. Eu falei, no jogo contra a Argentina, que o Messi não tinha jogado melhor que o Elano. E agora faço justiça: Elano já fez neste primeiro jogo mais que Messe no seu primeiro jogo: um passe e um gol!

Ji Yun Nam descontou para os coreanos aos 43 do segundo tempo, numa bobeada geral da defesa brasileira.

Teria sido muito melhor os 2 x 0, mas esse resultado de Brasil 2 x 1 Coreia do Norte certamente vai deixar o time mais acordado para os próximos jogos.

Para ganhar experiência em Copa, Daniel Alves entrou no lugar de Elano, Nilmar no de Kaká e Ramires no de Felipe Melo.

Vejam reportagem do Jornal Nacional sobre o jogo Brasil 2 x 1 Coreia do Norte:

A Copa hoje promete: estreia do Brasil

O primeiro jogo do dia, do qual vi somente o finalzinho, foi árido de criatividade, pra dizer o mínimo. Nem o público das vuvuzelas aguentou: foi o menor da Copa até agora, para presenciar Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia; Vittek marcou para o time europeu e Reid para os neozelandeses.

Com esse resultado, eles se juntam a Paraguai e Itália, e estão todos empatados com 1 ponto nesse grupo. O problema é que esse tipo de campanha só beneficia a Itália, que adora começar com empates. Foi assim em 1982 também. Vamos ficar de olho!

***

Agora está começando Costa do Marfim x Portugal. Vamos ver o que pinta nessa disputa!

Terminou o primeiro tempo: QUE MARTÍRIO!

Esse é o típico jogo em que não há nenhuma expectativa de gols, mas uma ameaça de que a qualquer minuto vai acontecer uma fratura exposta!

Parece que fizeram uma consultoria com o Felipe Mello sobre marcação, e o lema é um só, como dizia Juarez Soares: " a cada enxadada, é uma minhoca"!

Parece que os times se odeiam profundamente, que não estão em campo para um jogo de futebol, mas uma guerra, como se estivessem ainda no século XVII. E olhe que a Costa do Marfim é uma república independente há mais de 60 anos, e já era colônia independente desde 1893. E depois dos portugueses, eles receberam colonização francesa, tanto que exigem que o nome do país seja Côte d'Ivoire, e não Costa do Marfim.

Pra mim, fora o chute do Cristiano Ronaldo, que bateu na trave direita, não houve mais nada que lembrasse futebol em campo, e de ambos os lados. E o pior: o árbitro deixou a pancadaria correr solta, não marcando várias faltas violentas, irritando ainda mais ambas as equipes. Vou torcer pra não ter que ver nenhuma fratura no segundo tempo!

E o segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, e o jogo termina em 0 x 0. A única coisa diferente na segunda etapa foi a entrada de Drogba. Mas de diferente foi só o nome, pois sua entrada não mudou em nada o jogo. Ele teve uma única chance de chute a gol, mas bateu pra lateral do campo. Aí, nos últimos minutos, a Côte d'Ivoire fez uma pressão enorme, conseguindo um escanteio aos 47 de jogo e sabem o que aconteceu?

Um jogador africano caiu no gramado pedindo atendimento médico, e depois do atendimento o árbitro encerrou a partida, sem a cobrança de escanteio, porque ele não descontou o tempo do atendimento! Que coisa bizarra!

E esse time de Portugal é abissalmente diferente do time treinado por Felipão.

***

Agora é concentração total para o jogo do Brasil contra a Coréia do Norte. Vamos precisar de muita paciência e criatividade pra furar a super retranca que eles devem ter armado.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O dia começou bem na Copa: Holanda bate a Dinamarca

Só vi o final do jogo, mas foi o suficiente pra ver que a Holanda está jogando uma bola redondinha!

Fez 2 x 0 na Dinamarca, e poderia ter sido 3! Um defensor viking salvou uma bola em cima da linha! Aliás, o mesmo que fez a lambança do primeiro gol da Holanda, ao cabecear pra trás, acertar as costas de um companheiro, e a bola rebater e entrar no próprio gol.

Mas no segundo gol da Holanda, o defensor dinamarquês marcou bobeira, e ficou assistindo o atacante Kuyt passar por ele e pegar o rebote da trave pra meter no fundo da rede (numa desviada do ótimo Elia, que entrou no segundo tempo, no lugar de Van der Vaart, e  jogou de ponta esquerda).

Depois da Alemanha ontem, a Laranja Mecânica mostrou a que veio: deu um baile na Dinamarca, que não é nenhuma Austrália!

***

Agora tem Japão x Camarões: os japoneses devem aprontar alguma, pois vem de 5 jogos sem vitória e alguns gols contra, e Camarões tem o milionário e falastrão Eto'o, que baixou o sarrafo no Roger Milla, herói futebolístico de seu país.

Dei uma olhada: o Japão está ganhando de 1 x 0 de Camarões (gol de Honda, recebendo cruzamento na segunda trave, matando a bola e metendo pra dentro. A zaga marcou bobeira).

E parece que Eto'o está engolindo suas palavras, ao esbravejar contra Milla, dizendo que ia arrebentar na Copa.

No segundo tempo, deu pra ver o problema: o técnico de Camarões botou o Eto'o fixo na ala direita. E quer que ele faça o quê? Em vez de deixar ele totalmente livre, lá na frente, ele prende o craque do time bem longe da área adversária. Deve ter parente no Japão pra fazer isso!

Falando em Japão, o goleiro japonês acabou de dar um soco na cabeça do Túlio Tanaka, ao tentar espalmar uma bola! O festival de lances bizarros é grande nesta Copa!

Assisti uns dez minutos desse segundo tempo. Sinceramente, que jogo chato!!!!! Totalmente previsível: Japão apenas se defende, esperando a chance de contra-ataque. E Camarões fica trocando bola sem nenhuma criatividade, até perdê-la pra defesa japonesa. Acho que podem jogar uma semana que nada vai mudar!

E não mudou: termina Japão 1 x 0 Camarões!

***

Recém-terminou o jogo Itália 1 x 1 Paraguai (Alcaraz marcou para os guaranis, de cabeça, e De Rossi para a Itália, escorando escanteio, em bola não alcançada pelo goleiro adversário). Ao final da partida, há uma sensação enorme de falta, embora ambos os times tenham se empenhado ao máximo, com muita marcação, dura, às vezes um pouco violenta, algumas pancadas de parte a  parte, e muita correria.

Mas faltou criatividade no meio de campo, faltou em ambas as equipes um jogador que fizesse a diferença, tanto num lance bonito quanto efetivo em direção ao gol. Faltou Francesco Totti na Azurra, e faltou Salvador Cabañas no Paraguai (Totti foi cortado e Cabañas está se recuperando da cirurgia na cabeça; a falha da Itália é mais grave, pois deixou fora um jogador que queria ir pra África). Assim como falta Ronaldinho Gaúcho no Brasil.

Como dizia o Edmundo na transmissão, faltou o 'fantasista', ou para nós, o 'pensador', o armador, o meio-campista que pensa o jogo e cria um lance genial. Não basta ter senso tático e disciplina férrea, é preciso criar, pois pra destruir há muitos. A maioria absoluta da imprensa diz que o time da Itália está velho, que não tem força.

Muito pelo contrário, força física eles tem de sobra, pois a idade não afeta em nada um atleta bem preparado, haja vista os 'vovôs' que andam correndo campo mundo afora. O que faltou mesmo foi jogador de talento, que cria jogadas efetivas e ao mesmo tempo belas, que é o que dá a magia do futebol. Sem isso, podem botar 22 leões-de-chácara em cada jogo que não vai sair nada além de pontapés e sonolência em quem assiste. Nada mais.

Que Garrincha inspire Robinho e Kaká amanhã, para não padecermos dessa carência crônica de criatividade no meio de campo da maioria das seleções.

domingo, 13 de junho de 2010

Terceiro dia da Copa 2010 e primeira goleada!

Os jogos de hoje estão sofríveis. A Eslovênia derrotou a Argélia por 1 x 0, com 'frango' do goleiro Chaouchi, que é muito mais conhecido pelo espalhafato de suas vestimentas. Futebol mesmo, ninguém sabe onde anda.

Aliás, com 15 minutos de jogo desisti de assistir à segunda partida, entre Sérvia e Gana. Mais parece uma competição de vale-tudo: todos os jogadores são fortões, altos, não dá pra diferenciar um zagueiro de um meio-campista ou atacante, e quase todas as jogadas terminam em pancada. São absolutamente uniformes, e não se vê uma jogada pensada e criada. É como se estivessem 22 Felipes Mellos em campo. E olha que até agora, Gana é o melhorzinho entre os times africanos que vi jogar.

Terminou o jogo: vitória de Gana por 1 x 0, com gol de pênalti, de Gyan.

Depois o Eto'o quer que o mundo se prepare para ver um africano campeão. Como? Quem? Só se for campeão dos chutes errados, trombadas, gols perdidos, velocidade, ou, para poucos, campeão pela conta bancária, como ele, que pode gastar mais de dois milhões de reais para dar relógios personalizados a todos os integrantes da delegação camaronesa na África do Sul, antes de iniciar a competição. Vamos ver se terá valido a pena o presente!

Aliás, se ele gosta tanto de dar presentes, por que não comprou um caminhão de bolas de futebol e distribuiu nas periferias das cidades sul-africanas? As crianças iriam gostar muito mais! Além disso, a FIFA propagandeou tanto que iria construir 20 centros esportivos / educacionais, para deixar como legado da Copa aos sul-africanos, mas a notícia que eu li foi que isso seria feito apenas com a renda da venda do cd da copa, trilha na qual está incluída uma canção da Claudia Leitte. Ou seja, gastam-se bilhões de dólares para construir estádios, mas na hora do famoso "vamu vê", onde andam os responsáveis pelas promessas? Será que elas serão cumpridas?

Até agora, a única ação beneficente que eu vi na tv foi uma equipe da Rede Bandeirantes distribuindo um carregamento de bolas a crianças pobres, liderada pelo Neto.

***

Vamos ver se Alemanha x Austrália salvam o dia hoje!

E realmente a Alemanha salvou o domingo de futebol na Copa: aplicou a primeira goleada, pra cima da Austrália, 4 x 0, com direito a gol de Cacau, brasileiro naturalizado alemão, em sua primeira jogada. Teve também gol de Klose, que quer alcançar Ronaldo como artilheiro recordista em mundiais (ele completou 11 e Ronaldo tem 15). Os outros gols foram de Podolski e Muller.

Na verdade, foi um jogo de um time só. A Alemanha dominou inteiramente a partida, ditou o ritmo, fez os gols quando quis, e manteve sua maneira de jogar do início ao fim.

E a Austrália foi punida por preferir dar pontapés em vez de tocar a bola. Até agora, foi a única seleção cujos jogadores deram pancada propositalmente, foram maldosos, dando chute por baixo, joelhada nas costas, carrinho e empurrões. Embora tenha sido prejudicada pelo árbitro, que não marcou dois pênaltis a favor, também não fez nada mais do que isso. E ainda teve um jogador expulso, o Cahill, por entrada violenta, e pagou o pato de todos os outros que preferiram dar pancada. Esses também devem se dedicar ao vale-tudo após a Copa.

sábado, 12 de junho de 2010

O futebol brasileiro no período da Copa do Mundo

Enquanto a Copa do Mundo está recém-começando, e temos um mês de Copa pela frente ainda, o futebol brasileiro não para.

Há clubes anunciando treinador e outros à procura de um, fora as negociações, trocas e mudanças nos clubes.

O Cruzeiro contratou Cuca para o lugar de Adilson Batista.

Um diretor do Palmeiras já anunciou a contratação do Felipão para após a Copa.

Atualização (13/06/2010): Felipão confirma contrato com o Palmeiras até dezembro de 2012.

***

Enquanto isso, Flamengo e Internacional continuam à procura de um técnico de alto nível para seus times.

Irei atualizando este artigo com novas notícias durante este mês de Copa do Mundo.

***

Atualização (12/06/2010): o Internacional acaba de anunciar a contratação do técnico Celso Roth, que estava no Vasco, para assumir o time na sequência da Libertadores. O argumento é que o Celso venceu o São Paulo quatro vezes nos últimos anos e que ele sempre consegue fazer o time render muito no início do trabalho. Pra mim foi uma grande surpresa, já que o Inter intencionava contratar um treinador de grande nome, ao nível de Felipão, Abel Braga ou Parreira. Toda a sorte do mundo ao novo técnico do Inter!

***

Atualização (13/06/2010): Paulo César Gusmão é o novo treinador do Vasco (ele deixou o Ceará, que ocupa a segunda posição na tabela, e assume o Vasco, que está em penúltimo). Depois os profissionais reclamam dos clubes, que demitem e contratam a toda hora, como neste caso, pois o PC Gusmão é o quarto técnico cruzmaltino na temporada: eles fazem a mesma coisa, deixando os clubes na mão também!

***

Atualização (14/06/2010): o atacante André, do Santos, foi vendido pelo Peixe para o Dínamo de Kiev por 8 milhões de euros (o atleta fica no clube até o final da Copa do Brasil). O capital falou mais forte na Vila Belmiro. Há pouco tempo, o presidente do Santos havia afirmado que não venderia os atletas desta nova geração, pois queria investir no espetáculo e não na venda de jogadores como forma de arrecadar dividendos.

Mas a notícia diz que a venda foi autorizada pelo Santos, que dividia os direitos do jogador com o Grupo DIS e a Cabofriense-RJ. Parece o presidente do Lyon, da França, que dizia que não venderia o Karim Benzema nem por 300 milhões de euros, mas acabou vendendo o jogador por um décimo desse valor para o Real Madrid. Como diz o ditado: 'peixe morre pela boca'!

Já o Dodô, ex-Vasco, foi contratado pela Portuguesa para disputar a segunda divisão!

E Emerson, ex-Flamengo, foi contratado pelo Fluminense.

***

Atualização (16/06/2010): Jobson foi reapresentado ao Botafogo, e tem contrato de cinco anos. O jogador estará liberado pra jogar a partir de 18 de junho, pois teve sua pena reduzida para seis meses.

***

Atualização (21/06/2010): Flamengo confirmou a contratação de Renato Abreu, meio campista que estava na Al Shabab-EAU.

O Grêmio anunciou a contratação de André Lima até o fim desta temporada, por empréstimo; o jogador estava na reserva no Fluminense.

***

Atualização (25/06/2010): o Internacional de POA apresentou hoje o lateral esquerdo Leonardo, que veio por empréstimo do Olympiacos, da Grécia. Ele se juntará a Tinga e Renan, que foram recontratados para a sequência final da Libertadores, logo após a Copa. Oscar, ex-São Paulo, e Dalton, ex-Flu, também foram contratados pelo Colorado.

***

Atualização (01/07/2010): o Internacional re-apresentou hoje Rafael Sobis, re-contratado do futebol árabe. Ele já está treinando no Beira-Rio e integrará o time na disputa da Libertadores. O Inter irá inscrever Tinga, Renan e Sobis na Libertadores, para ficarem á disposição do treinador no segundo jogo contra o São Paulo, dia 5 de agosto, pois a janela de transferência só abre no dia 3 de agosto, impossibilitando a inscrição desses jogadores para o primeiro jogo, dia 28 de julho.

Já o Atlético-MG contratou Diego Souza, que foi recepcionado em Belo Horizonte pela torcida atleticana.

***

Atualização (05/07/2010): o Corinthians anunciou a contratação de Aldo Bobadilla, goleiro reserva do Paraguai.

E o Cruzeiro contratou Walter Montillo, argentino que joga no Universidad do Chile. O jogador só vem após a Libertadores. Junto com o Montillo, o Cruzeiro também anunciou a contratação do volante Everton, do Fluminense, e do atacante Walysson, do Atlético-PR.

Segundo dia da Copa: Argentina passa sufoco diante da Nigéria

Maradona andava cantando vitória antes do jogo, dizendo que Messi seria a "cereja do bolo" no futebol de sua seleção.

Não foi o que se viu em campo hoje. A Argentina parou no melhor jogador em campo: o goleiro da Nigéria, Enyeama. E o Heinze só fez o gol da vitória porque seu marcador ficou igual ao Roberto Carlos em 2006, apreciando a paisagem, e não viu o adversário passar por trás dele para cabecear no canto direito da meta nigeriana. Esse erro da defesa dos africanos é o erro básico cometido por qualquer defensor: ficar marcando a bola em vez do jogador, e enquanto Heinze saiu correndo pra cabecear, ficou o cara lá, parado, assistindo o gol de camarote.

Bobeou, dançou, na Alemanha ou África do Sul.

E foi só!

Depois a Argentina continuou tentando, mas sempre parando no ótimo goleiro nigeriano.

Na metade do segundo tempo, a Argentina cansou e começou a caminhar em campo. A partir dos 35 minutos foi um verdadeiro deus-nos-acuda no time argentino, o Verón foi substituído, e até pela tv dava pra ver o enorme vazio no meio de campo: os atacantes argentinos não conseguiam voltar, e deixava a defesa desprotegida, à mercê do contra-ataque nigeriano, que, infelizmente, não soube aproveitar suas chances.

Se a Nigéria não estivesse com tanto medo no primeiro tempo, quando os jogadores não conseguiam nem respirar de tanta ansiedade, talvez a história do jogo tivesse sido outra.

Mas também tem outra coisa: os nigerianos em geral não tem técnica nem pra chutar uma bola, pois chutam de qualquer jeito (um jogador teve uma lesão chutando uma bola de forma errada; e também não sabem cobrar lateral: não conseguem jogar a bola pra um companheiro e cometem erros técnicos, como deixar as mãos coladas à cabeça).

Precisam treinar mais umas duas décadas pra aprender os fundamentos. Futebol não é corrida de velocidade nem maratona! Se fosse, Romário não teria sido campeão do mundo, artilheiro e melhor jogador de uma copa (94), com apenas 30% de sua condição física (fato atestado pelo preparador físico da época).

Ah, e Messi? Continua jogando igual a Elano na seleção. Não se destaca dos demais. Basta ver que o melhor em campo foi o goleiro da Nigéria. E todo mundo sabe que quando um goleiro é eleito o melhor jogador da partida é porque os jogadores de linha estavam sem muita inspiração.

Agora, se tem algo que não entendi, é por que cargas d'água o técnico da Nigéria deixa o Martins como reserva, se ele é o melhor jogador deles, o mais técnico e o único que pensa antes de fazer uma jogada. E quando ele coloca o Martins, ele tira o Obinna, o segundo melhor jogador da Nigéria (quem joga vídeo-game sabe do que estou falando; e eu me lembro muito bem do Oba-Oba Martins quando jogava na Inter de Milão). Deve ser síndrome de Parreira, Lazaroni, Dunga, etc, que sempre tem que colocar defensores na ponta esquerda ou direita, ou pernas-de-pau no meio de campo, em vez de escalar só os craques.

***

Na outra partida desse grupo B, a Coréia do Sul meteu 2 x 0 na Grécia, que deve ter ido à África do Sul a passeio. A Coréia do Sul lidera o grupo.

***

No terceiro jogo de hoje, pra mim o melhor até agora, a Inglaterra empatou em 1 x 1 com os Estados Unidos. Foi um jogo aberto, franco, disputado do primeiro ao último segundo com muito empenho. Gerrard abriu o placar e o Ianques empataram com Dempsey, com contou com falha incrível de Green, goleiro inglês. Foi um 'frangaço', daqueles 'perus' históricos! Que coisa terrível! Me lembrei de Valdir Peres em 82. É um segundo em que o goleiro erra o posicionamento por milímetros, a bola resvala e o cara sai tentando agarrá-la pelo 'rabo', enquanto a 'redondinha' vai morrer no fundo das redes!

O jogo foi apitado pelo Carlos Eugênio Simon, árbitro brasileiro recordista em Copas do Mundo: é sua terceira copa. Ele foi bem, mas se fosse mais rigoroso poderia ter expulsado um de cada time, por entradas violentas. Mas ficou de bom tamanho para ambos, principalmente a Inglaterra, cuja imprensa havia levantado suspeitas sobre a idoneidade de Simon.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começa a Copa do Mundo: África do Sul x México

Finalmente, chega o grande momento: as duas primeiras equipes iniciam a disputa do troféu mais cobiçado do futebol: a Taça do Mundo.

A gente fala, comenta, especula, mas quando chega a hora da verdade, só vale mesmo quem tem talento, técnica e capacidade pra dominar a bola e fazê-la ir onde precisa: o gol.

E assim África do Sul e México recém terminaram o primeiro tempo do primeiro jogo da Copa 2010. E a melhor figura em campo, técnica e taticamente foi o filho de brasileiros que joga pela seleção mexicana, o Giovanni dos Santos. O guri tem o jeitão do R. Gaúcho, tem talento e presença. Infernizou a defesa sul-africana. Mas na hora decisiva, o centro-avante mexicano perdeu muitos gols.

E nos últimos 6 minutos, os Bafana-Bafana dominaram o jogo, mas também não fizeram seu gol. Enfim, a primeira etapa terminou em 0 x 0.

Agora, que o time de Parreira joga muito menos que o time do Joel Santana, é fato. Na Copa das Confederações a equipe sul-africana, mesmo com resultados regulares, mostrou padrão tático, aglomeração do time, pressão contra os adversários e mais objetividade. O time do Parreira parece um grupo de amigos que se reuniram no fim de semana pra bater uma bolinha. Ninguém se encontra em campo. Tem jogador que não sabe bater lateral.

Poderíamos até falar em nervosismo, mas passados os primeiros 15 minutos, o jogador se assenta em campo e começa a jogar, e aí a coisa não se desenvolveu. É minha primeira impressão, mas acho que fizeram bobagem em demitir o Joel. Se fosse aquele time jogando, acho que já estariam ganhando do México. Vamos ver o que acontece no segundo tempo.

***

Enquanto esperamos a segunda etapa, algumas notas:

os espetáculos de abertura da Copa foram maravilhosos (ontem e hoje). Diferente de outros países, em que a tecnologia predomina, o elemento humano foi o centro da festa sul-africana. Certíssimo: bonito, organizado, bem feito, alegre. Gostei dos shows, embora tenha visto poucas partes, mas sou fã da Alicia Keys e gostei de ver a Shakira falando português, me surpreendeu.

Outra nota alegre foi ver uma das equipes da TV Bandeirantes, com o Neto, levar uma kombi cheia de bolas de futebol para a gurizada de Soweto. Gostei de ver isso porque uma outra reportagem, em que mostravam os hotéis em que estão concentradas as seleções, havia muita gente sul-africana do lado de fora, e a rapaziada jogando bola com velhas bolas furadas e remendadas, e ninguém das seleções lembrou de mandar uma bolinha nova pra meninada jogar. Nota 10 pro Neto e pra equipe da Band.

Mas, infelizmente, houve um momento muito triste para Mandela e toda a África do Sul: uma bisneta dele morreu num acidente de carro, quando voltava do show de abertura ontem, a Zenani Mandela, de apenas 13 anos. Há suspeita de que o motorista do carro estivesse embriagado (o carro capotou numa estrada, fora da cidade). ***

Logo no início do segundo tempo, confirmando o ditado de que quem não faz leva, a África do Sul fez seu primeiro gol num contra-ataque rápido, com um golaço de pé esquerdo, num chute cruzado, no ângulo, do Tshabalala! :) É  o primeiro gol da Copa 2010!

E o México acabou de empatar o jogo, em bobeada da defesa Bafana: bola na área, a zaga tentou fazer a linha de impedimento, sobrou um zagueiro contra vários adversários, e o Rafa Marquez aproveitou e mandou pra dentro! E o jogo terminou empatado.

Mas os sul-africanos vão poder reclamar de um pênalti claro, não assinalado pelo árbitro, e chorar o gol perdido nos últimos minutos, numa bola que bateu no pé da trave direita do gol mexicano!

Sorte aos Bafana-Bafana na próxima!

***

No jogo da tarde, Uruguai e França empataram em 0 x 0, numa partida chata, burocrática, sem criatividade. Os resultados desse grupo são imprevisíveis.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Brasil faz último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira joga agora ao meio-dia (horário de Brasília) contra a Tanzânia, no estádio Benjamin Mkapa National, em Dar-el-Salaam, sede do governo desse país.

A Seleção está escalada com: Gomes; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Júlio César não viajou com a delegação; ele ainda está se recuperando das dores sofridas no último amistoso. Ele é o único da equipe considerada titular que não está nesse jogo. Vamos torcer por sua total recuperação, que o cara é fera no gol!

De agora em diante, com a pausa no calendário do Brasileirão, é só Copa do Mundo!

***

Primeiro tempo: a Seleção está em ritmo de treino, bastante desconcentrada. Mesmo assim vence por 2 x 0, gols de Robinho. Os jogadores estão tentando não sofrer lesões, tiram o pé nas divididas, correm pouco e evitam a fadiga. O problema maior é que está jogando mal mesmo, principalmente Kaká e Felipe Mello. Kaká deve estar ainda muito pouco recuperado de lesões e problemas físicos. E Felipe Mello está errando passes além do normal, e falhando na maioria das jogadas. A única coisa que ele está mantendo é seu repertório de pancadas. Certamente, já tem lugar garantido nos campeonatos de vale-tudo após a Copa. Obviamente, na Copa, já contamos com um jogador a menos, a exemplo de sua cópia japonesa, o M. T. Tanaka, que detonou o Drogba.


Os únicos que estão jogando bem e interessados no jogo são Robinho e Gomes. É pouco, já que são 11 em campo.


***

Vamos ao segundo tempo: com as entradas de Luisão, Gilberto, Josué, Ramires, Daniel Alves e Nilmar (no lugar de Lúcio, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano e Luis Fabiano), o time brasileiro melhorou bastante e fez mais três gols: dois de Ramires e um de Kaká. A Tanzânia descontou com um gol de cabeça em cobrança de escanteio.

Apesar de tudo (jogar ao nível do mar e no calor, enquanto a Copa é em altitude acima de 1000 metros e no frio), esse teste serviu para mostrar que Josué tem melhor passe que F. Mello, além de ter cabeça e pensar rápido; Ramires é uma boa alternativa para a meia, é rápido, tem noção tática e faz gols; Daniel Alves tem raça (exagerou um pouco, dando duas pancadas). Gilberto e Nilmar não apareceram no jogo. E, claro, o Gomes está em ótima fase. Estamos bem servidos de goleiros.

sábado, 5 de junho de 2010

Sétima rodada do Brasileirão e recesso

Três jogos hoje abriram a sétima rodada do Brasileirão 2010:

Vitória 1 x 0 Atlético-PR; com o gol de Schwenck no finzinho, o Vitória se garantiu fora da ZR;

Avaí 0 x 3 Fluminense; com gols de Leandro Euzébio, Fred e Alan, o Flu foi a 15 pontos e é o vice-líder do campeonato;

Flamengo 1 x 2 Goiás; também com gols no finalzinho, de Hugo e Otacílio Neto, o Goiás virou pra cima do rubro-negro e tomou a quarta posição na tabela do próprio Flamengo, que baixou para sexto.

***

Jogos de amanhã, às 16 horas:

Atlético-MG 0 x 1 Ceará (com esta vitória contra o Galo em pleno Mineirão, o Ceará é o vice-líder, com o mesmo número de pontos que o Corinthians);

Botafogo 2 x 2 Corinthians (Corinthians manteve a ponta com o empate);

São Paulo 3  x 1 Grêmio (o Tricolor do Morumbi virou pra cima do Tricolor dos Pampas, com três gols de Dagoberto);

Santos 4 x 0 Vasco (mesmo sem dar espetáculo, o Peixe disparou essa goleada pra cima do time cruzmaltino);

e às 18h30:



Atlético-GO 2 x 1 Cruzeiro (o time do cerrado ganhou do meu Cruzeiro; que vexame! :( );

Internacional 1 x 1 Palmeiras (o Colorado não conseguiu bater o Verdão no Beira-Rio :( );

Guarani 1 x 0 Grêmio Prudente (a maior surpresa: Guarani está na quinta posição, com 12 pontos).

***

Depois desta rodada, o futebol do Brasileiro 2010 só volta após a Copa do Mundo, em 14 de julho.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quarta-feira de futebol aqui e na África

O futebol nesta quarta-feira começou cedo, com o Brasil fazendo 3 x 0 no Zimbábue, em jogo treino amistoso. Apenas o Zimbábue achou que o jogo era pra valer no início do primeiro tempo. Depois que tomaram os gols ficaram quietinhos. E o interessante foi que os políticos do Zimbábue, na tribuna de honra, estavam todos tristes, afundados nas poltronas, no segundo tempo.

Eles achavam que o Zimbábue ia golear o Brasil? Acho que eles não tem assistido ao time de Dunga jogar, com uma defesa bem postada, com um leão de chácara dando pancada à frente da zaga (Felipe Mello) e rápidos contra-ataques. Quem cair nessa armadilha do técnico da Seleção vai levar sempre goleada, vide Itália, Argentina, Uruguai, e outros. Disso não podemos reclamar: temos uma defesa forte, entrosada, e um time que tem padrão de jogo. Pode ser previsível, mas sabe fazer gol.  Vamos ver como se sai na Copa do Mundo.

O Brasil começou com: Julio César, Maicon, Lúcio, Thiago Silva (Juan foi poupado), Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano.

No segundo tempo, Júlio Batista, Daniel Alves e Luisão entraram nos lugares de Kaká, Maicon e Lúcio; depois Grafite e Nilmar substituíram Luis Fabiano e Robinho.

***
Já no Brasil, a rodada de hoje tem meu Cruzeiro enfrentando o Santos no Mineirão. Kléber está fora. Aliás, desde o primeiro jogo da Libertadores que ele está fora, sendo constantemente expulso e comprometendo a equipe. Não é à toa que ele está à venda. Ele já está parecendo Adriano. Mais algumas temporadas e ninguém vai querê-lo mais. Uma vez escrevi aqui contra o Palmeiras, que insistia em levá-lo; hoje, por mim, que levem de graça. O gladiador perdeu a graça. Faltou futebol e gols.

Bem, depois de ver o anúncio na tv do jogo Cruzeiro x Santos, fui ligar a tv pra assistir o jogo e supresa: duas emissoras transmitindo Flamengo x Palmeiras. Depois de não transmitirem Corinthians x Santos no domingo, agora deixam um dos melhores jogos da rodada pra transmitir a partida entre dois times com técnicos interinos e sem seus melhores jogadores.

E o argumento das emissoras é que essas peladas medonhas rendem mais para os canais abertos? Pode até render, mas nunca será do meu bolso. Eu assisti uns cinco minutos da partida e nem os jogadores estão interessados no jogo! O Petkovic estava desatento, errando passes e perdendo a bola sozinho. E o Clayton Xavier errou um gol feito, dando um balão por cima da trave. E querem que o público se interesse por uma 'baba' dessas????

Vou é torcer para o Palmeiras levar a 'bomba' do Kléber embora do Cruzeiro. E o Flamengo vai precisar de muito empenho pra não fazer uma péssima campanha este ano. Será que tem algum flamenguista de coração gostando desse time? Depois do que fizeram com o Andrade? Que foi demitido porque precisavam de um técnico que fizesse um trabalho sério e competente! Que belo resultado o novo técnico está tendo!

Aliás, tentei ver o jogo de novo, mas não deu! Tá muito ruim! E o Pierre detonou o tornozelo do Pet, que saiu chorando de campo!

Vamos aos resultados da noite então:

Palmeiras 0 x 1 Flamengo (Vagner Love detonou seu ex-clube com um gol no final);

Cruzeiro 0 x 0 Santos; :( Depois desse empate em casa, o técnico Adilson Batista anunciou sua saída da Toca da Raposa, ainda no vestiário do Mineirão; ele comandará o Cruzeiro em seu último compromisso no domingo, em Goiânia, contra o Atlético-GO.  Adilson é o sexto melhor treinador que o Cruzeiro já teve, com 170 jogos, 97 vitórias, 34 empates e 39 derrotas; isso significa um aproveitamento de 63,7%.

Atualizando (03/05/2010): a diretoria do Cruzeiro acertou a saída do treinador hoje mesmo; assim, o Emerson Ávila, coordenador técnico do clube assume o time a partir de hoje. Depois do jogo de domingo, haverá o recesso do campeonato brasileiro até o fim da Copa do Mundo.

Atlético-PR 3 x 2 Botafogo (na estreia do técnico Carpegiani);

Goiás 2 x 1 São Paulo; :)

Ceará 2 x 0 Avaí (Ceará está na liderança do campeonato, com 14 pontos);

Fluminense 2 x 1 Vitória;

G. Prudente 1 x 0 Atlético-GO.

***

Amanhã tem (atualizando hoje, 03/06/2010):

Corinthians 2 x 0 Internacional (gols de Roberto Carlos e Iarley; com esse resultado, o Corinthians se isola na ponta de cima da tabela, com 16 pontos);

Vasco 0 x 1 Guarani (gol de Roger, no finalzinho);

Grêmio 2 x 1 Atlético-MG (Hugo fez os dois do Grêmio e Ricardinho descontou para o Galo).