terça-feira, 30 de junho de 2009

Vídeo do Inter com erros de arbitragem a favor do Corinthians

Assistam aqui o vídeo que o Inter compilou para mostrar os erros de arbitragem que favorecem o Corinthians:

Música da Seleção na África do Sul: A Amizade, do Fundo de Quintal

Assistam ao vídeo da música A Amizade, do Grupo Fundo de Quintal, que embalou a amizade de nossos jogadores na campanha vitoriosa na Copa das Confederações na África do Sul. Afinal, futebol não vive sem samba e o samba não vive sem o futebol!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Final turbulenta na Copa do Brasil

Às vésperas da final da Copa do Brasil, no Beira-Rio, entre Internacional e Corinthians, o vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, apresenta dvd com erros de arbitragem que favorecem o adversário desta quarta-feira.

Como não poderia deixar de ser, o erro principal foi a penalidade não marcada em Tinga, em 2005, ano em que o Corinthians foi campeão brasileiro.

Veja mais informações nesta matéria.

Como eu torço para o Inter aqui no Rio Grande do Sul, estarei enviando minha energia positiva para os Colorados nesta quarta-feira quente do inverno gaúcho. Afinal de contas, no ano passado o Sport precisava fazer dois gols para se sagrar campeão desta mesma Copa do Brasil, contra o Corinthians, e conseguiu!

Por que o Inter não poderia fazer façanha semelhante?

Nada é impossível para um Campeão do Mundo!

Como diz o gaudério, "NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!"

Para incentivar os colorados, nada melhor do que assistir à vitória do Sport no ano passado:

domingo, 28 de junho de 2009

Não podia deixar de falar na vitória Colorada!

Alô, galera colorada, meus parabéns! Mesmo com time quase reserva, o Inter bateu o Coritiba por 3x0, com o Bolaños mandando ver na meta coxa. :)

O Inter vai de espírito mais leve enfrentar o Corinthians na final da Copa do Brasil.

Aqui estão os gols, para inspirar a massa colorada:


***

Enquanto isso, o Sport meteu 3x1 no time reserva do Grêmio lá em Recife, na Ilha do Retiro!

Vejam os melhores momentos e os gols:

Brasil bate Estados Unidos e é Campeão da Copa das Confederações 2009!

E. U. A. 2 x 0 Brasil no primeiro tempo! :(

Os Estados Unidos estão jogando contra o Brasil da mesma forma que jogaram contra Egito e Espanha.

E o Brasil não está jogando contra eles da mesma forma que jogou antes.

Agora, pior do que tomar dois gols como tomamos, é ver os Estados Unidos dar espaço pro Brasil jogar e o ataque não fazer gol.

Se estivessem numa retranca total, tudo bem, mas não é o caso. As laterais estão livres o tempo todo.

Só precisa criatividade pra meter a bola pra dentro e olho na marcação!

***

E com criatividade, raça, talento e muita vontade a Seleção virou o jogo contra os Ianques, com dois golaços de Luis FABULOSO Fabiano e um do Lúcio! :) :)

O Brasil devolveu no segundo tempo o chocolate tomado no primeiro, e com JUROS, pois o placar real, se não fosse a cegueira ou burrice dos árbitros, seria 4x2 e não os 3x2 finais, pois a bola claramente entrou na cabeçada do Kaká!

SOMOS CAMPEÕES MAIS UMA VEZ!!!

AGORA É COMEMORAR, PRA DEPOIS CONFIRMAR A CLASSIFICAÇÃO PARA 2010!!!

Parabéns ao Dunga, a Jorjinho, toda a Comissão Técnica e todos os jogadores!

***

Aos vice-campeões, parabéns por terem jogado de forma leal e aberta, enfrentando o Brasil sem medo. Fizeram dois e tomaram quatro. Problema do árbitro que anulou o gol de Kaká e aliviaram pra eles, pra ficar só nos 3x2! Além de algumas faltas e cartões, nos quais o árbitro também pendeu vergonhosamente para os E.U.A.

***

Vejam os gols:

Aquecimento para Brasil x Estados Unidos às 15:30

Vamos preparando a garganta e o espírito para torcer pelo Brasil daqui a pouco. Concentração total, não podemos dar mole para os norte-americanos, como fez a Espanha. Vamos aplicar neles o que eles sabem fazer melhor: defesa, marcação, total, e partir pra cima!

Falando em Espanha, ganhou dos Bafana Bafana na prorrogação :( e levou o terceiro lugar. Joel Santana mereceia melhor sorte! Vai ter que melhorar o time!

sábado, 27 de junho de 2009

Jogos das 18:30 da 8a. rodada no sábado

Neste momento, 9 min. do segundo tempo, o Cruzeiro vai vencendo o Avaí por 1x0, gol de Zé Carlos, de pênalti, aos 40 min. do primeiro tempo. O Cruzeiro joga com os reservas, poupando os titulares para o jogo da próxima semana contra o Grêmio pela Libertadores.

***

Enquanto isso, o Botafogo, no Engenhão, vai levando de 2x1 do Goiás!

***
Resultados finais: o Cruzeiro garantiu o 1x0 e vai se preparar em paz para a segunda partida contra o Grêmio na Libertadores, no meio da semana. E o Botafogo afundou mais ainda, levando de 4x1 do Goiás! Iarley continua infernizando as defesas adversárias e Hélio dos Anjos está fazendo milagres no cerrado!

Rodada deste sábado do Brasileirão 2009

Até agora, intervalo do primeiro para o segundo tempo, o Barueri vai batendo o Galo por 2 x 0 :), o Atlético PR vai ganhando do Curingão por 1 x 0 e o São Paulo vai empatando com o Náutico.

***

Final de jogo:

os três  mandantes obtiveram vitórias: Barueri aumentou para 4 x 2 a sua sobre o Galo, o Atlético PR confirmou a sua por 1x0 e o São Paulo chegou aos 2x0 pra cima do Náutico.

***

O detalhe mais interessante no jogo do Paraná, depois do golaço de falta do Paulo Baier e da primeira vitória do Atlético PR neste Brasileirão (a última vitória, se não me engano, foi contra o próprio Corinthians, pela Copa do Brasil), foi o lateral esquerdo do Atlético PR, Márcio Azevedo, com seu grande cabelo copado, seu porte físico e jeitão de jogar, que me lembrou o Lela, ponta-direita campeão brasileiro pelo Coritiba em 1985.

O Lela é pai do Alecssandro, que hoje joga no Internacional, e do Richarlyson, do São Paulo.

Revejam o título do Coritiba:

10 gols do Cruzeiro em duas partidas contra o Atlético

Confiram os 10 gols do Cruzeiro em dois jogos de finais dos campeonatos mineiros de 2008 e 2009. Parece notícia repetida, mas não é, o Cruzeiro meteu 5 no Galo duas vezes!



O dia em que torci pelo Corinthians

Muita gente critica, mas eu gosto de ouvir os comentários do ex-jogador Neto, nas transmissões da Rede Bandeirantes.

Aliás, deixa eu parabenizar publicamente o Neto aqui, por sua notória sinceridade ao comentar as partidas.

Como cruzeirense, ainda hoje me lembro dos gols do Neto contra o Atlético-MG nas quartas de final do Brasileirão de 1990, ano do primeiro título nacional do Corinthians (vejam os gols abaixo).

Esse foi o dia em que torci pelo Corinthians:



sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gols, títulos e recordes de Pelé

O Cristiano Ronaldo chegou ao Real Madrid falando em ser o melhor jogador de futebol de todos os tempos! Menos, menino, menos!

Olhe um pouco para o lado de cá do Atlântico, primeiro!

E veja pelo menos um brevíssimo resumo de gols, títulos e recordes de Pelé (abaixo).

E ele não precisou jogar no Real Madrid para isso. Os gols e títulos, como todos sabemos, em sua maioria foram pelo Santos e Seleção Brasileira.

Só como aperitivo pro Cristiano: Pelé jogou no Santos (clube fundado em 1912, cujo estádio é a Vila Famosa, ou seja, a Vila Belmiro) de 1956 a 1974, participou de 1116 jogos e marcou 1091 gols (mais informações sobre Pelé e o Santos nesta página do site do Santos F.C.).

Quem sabe o Cristiano Ronaldo respira um pouco, sai um momento desse ataque de orgulho e assista a esse mini-documentário e aprenda um pouco sobre o Rei do Futebol, para aprender a não falar demais.

Ronaldo, o Fenômeno, que põe o Cristiano Ronaldo no chinelo em termos de títulos e gols memoráveis, que já foi artilheiro de uma Copa, e é o recordista de gols da história delas, além de campeão, não enche a boca pra falar esse tipo de besteira.

Aliás, o Cristiano ainda não passou de um quarto lugar em Copa do Mundo. Deste modo, ele ainda tem que comer a grama onde pisaram Romário, Bebeto, Muller, Viola, Raí, Zinho, Paulo Sérgio, Kaká, Ronaldinho, Rivaldo, Luizão, Denílson, Juninho Paulista, Edílson, etc, só para falar em meio-campistas e atacantes dos dois últimos títulos do Brasil.

Seria uma ofensa compará-lo com jogadores das nossas Seleções anteriores, que já estão no patamar de ídolos eternos, lendas, mitos, e por aí vai.

Em suma, ele não chegou nem onde está o Paulo Sérgio, um dos jogadores mais criticados da Seleção de 94, mas que foi campeão, e recebeu no peito orgulhoso de brasileiro  sua faixa de Campeão do Mundo de 1994. Quando o Cristiano Ronaldo chegar aí, a gente conversa sobre esse papo de querer ser "o melhor de todos os tempos", pra ver se ele vai ter idade pra ganhar mais duas ou três copas!

Ele que se apresse, porque Kléberson, Gilberto Silva, Lúcio, Kaká e Ronaldinho Gaúcho já estão pleiteando um segundo campeonato mundial. :)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Joel Santana comentando a derrota contra o Brasil em inglês

Mais um comentário impagável do Joel Santana em inglês, falando da derrota dos Bafana Bafana para os Samba-Boys do Brasil.

Os Samba-Boys dançaram o "créu" pra cima dos Bafana! :)

Entrevista de Joel Santana em inglês

É obrigatório ter a entrevista do Joel Santana falando inglês aqui. Apreciem.

Vocabulário de futebol em inglês

Publiquei no meu Curso de Inglês Grátis um  glossário de termos futebolísticos. Quem quiser aprender um bom vocabulário de futebol, ou soccer, em inglês, para assistir transmissões internacionais ou simplesmente para jogar video game, acesse este artigo.

Nesse artigo também resumo o nascimento ou origem do futebol, jogado há séculos na Inglaterra, cujo motivo foi evitar ser confundido com outros esportes com bola.

Nesse sentido, os ingleses criaram no século XIX a London Football Association em 1863, já com o intuito de distingui-lo do Rugby, uma variante do próprio, surgido em 1823.

Essa expressão foi reduzida a Football Association, que logo se transformou em soccer, como é conhecido este esporte hoje em todo o mundo anglófono. Como há outros esportes com bola que também se chamam football, como o American Football (curiosamente, criado a partir do rugby), esses mantém o nome para se distinguir do soccer.

Obviamente, no Brasil, importamos e aportuguesamos a palavra football para futebol, pois nosso termo vernáculo, ludopédio, não pegou. E assim o futebol ou soccer se espalhou pelo mundo, se transformando no esporte mais popular do planeta!

Recopa Sul-Americana: Inter perde em casa para LDU

Como bom Mineiro, sou torcedor do Cruzeiro.

Mas moro em Porto Alegre desde 1986 e aqui torço para o Internacional já há alguns anos. Infelizmente, tive que assistir à primeira derrota do Inter no Beira-Rio este ano, num gol chorado da LDU no segundo tempo.

O problema é que os jogadores do Inter reclamaram de três penalidades não marcadas pelo árbitro. A última delas foi visível: o defensor da LDU claramente esticou o braço pra dominar a bola dentro da área.

Para piorar, Bolívar foi expulso, expulsão essa cavada por ele mesmo. Depois de repetidas faltas e agressões aos adversários, ele mereceu o cartão vermelho. Aliás, ele vem repetindo esse tipo de atitude há um bom tempo. Algo deve estar errado, pois ele continuadamente vem recebendo cartões e advertências, sempre por excesso de força nas jogadas. Embora seja um bom marcador, de nada adianta apelar pra pancada se ele vai prejudicar o time depois. É possível fazer uma marcação forte, viril, mas leal. Exemplo disso ele tem ao lado dele: Guiñazu, que marca com força, dureza, mas sem agressão aos companheiros de trabalho.

Isso me leva à análise do desempenho do árbitro, que pecou em muitas oportunidades e permitiu a agressividade durante toda a partida. Por exemplo, o carrinho do Andrezinho, pelo qual ele leva o cartão amarelo, foi um revide pelo carrinho que ele levou minutos antes, e que não foi punido.

Quanto à atitude da equipe, foi de muita determinação e raça o tempo inteiro, mas que não foi traduzida em gols. Há um nervosismo no time, uma aceleração e falta de alegria em jogar. Tudo isso produz desconcentração e erro de passes no lugar mais fundamental do campo: entrada da área adversária.

É preciso muita paciência, mas muita paciência mesmo, para todos. Só aí chegará a calma para pensar o jogo e fazer a preparação para os próximos embates.

Vamos lá, Colorados, com garra, raça, e muita paciência, que a vitória virá!

Daniel Alves cobra falta com perfeição e faz 1 a 0 para o Brasil!

Daniel Alves acabou de entrar e faz gol de falta aos 88 minutos de jogo!

Que pena, Pienaar!

Não conseguiu interceptar!

E assim termina o jogo, com os jogadores brasileiros prendendo a bola no ataque pra não sofrer pressão.

Valeu, galera, ganhamos de novo!

Dá-lhe, Dunga! Dá-lhe, Seleção!

Agora é descansar e preparar a equipe para a final da Copa das Confederações, contra os Estados Unidos.

Júlio César acaba de salvar o Brasil!!!

Júlio César tira bola venenosíssima no canto esquerdo!

QUE ALÍVIO TER UM GRANDE GOLEIRO!

Diferença entre Brasil e Espanha

Há uma diferença sutil mas marcante entre o jogo do Brasil e o da Espanha. A Espanha abusa do toque de bola de primeira, e dessa dinâmica, chegando a irritar até quem torce por ela, como foi meu caso na última Eurocopa.

O Brasil está com um toque de bola semelhante, depois de três anos sob o comando de Dunga.

Mas o Brasil tem mais objetividade, como dizem os peritos no assunto; nosso jogadores são mais "verticais", vão mais em linha reta em direção ao gol. E o Brasil alterna toque de bola com arrancadas e triangulações, de maneira imprevista, o que a Espanha não faz. Eles perderam ontem jogando até o fim no mesmo insistente toque de bola e inversão de lados.

Agora, se o Brasil ficar apático, sem criatividade, cai presa do sistema defensivo adversário.

Por exemplo, Kléber, do Cruzeiro, seria uma excelente alternativa para Robinho, quando este estiver muito marcado, além de ter mais força física.

E o Vágner do Cruzeiro pode acabar fazendo dupla com Ramires na Seleção, se alguns meio-campistas continuarem jogando mal.

Cá entre nós, Vágner joga o fino da bola!

Primeiro tempo de Samba-Boys x Bafana Bafana

Os Samba-Boys, como os sul-africanos nos chamam, não estão jogando como nas outras partidas. Joel mandou uma retranca nos Bafanas, e a defesa deles está difícil de ser ultrapassada.

Mas o esquema não é perfeito, pois eles erram muitos passes atrás. É ter paciência, e ser rápido nos toques, que logo chegamos lá, como nos chutes de Kaká.

Lúcio, apesar de falhar na marcação de cobrança de falta, continua com a categoria de sempre, dando chapéu e pagando geral na defesa, que precisa estar mais atenta.

Brasil x África do Sul

Vamos lá, Brasil,


vamos com tudo, marcação, força, talento e


RAÇA, MUITA RAÇA!!!

Cruzeiro 3 x 1 Grêmio

Cruzeiro 3 x 1 Grêmio: confesso que não tinha visto ainda meu time jogar assim este ano.

Confesso que falei mal do Adilson Batista muitas vezes também, em comentários em outros blogs. Confesso que mandei ver nos jogadores, para terem garra e disposição.

E muitos jogadores permaneceram da campanha do ano passado, mas o espírito é outro. Tem garra, consistência, vontade de vencer acima da média, mesmo que haja falhas defensivas. Que são compensadas pelo ímpeto no ataque, o que faz os adversários se encolherem. Podem atacar, mas o contra-ataque é mortal!

Pra mim, estava visível a vitória do Cruzeiro.

Aliás, eles certamente jogaram assim contra o São Paulo semana passada (não vi o jogo, apenas os gols).

E o São Paulo, que achava que tudo eram favas contadas, ficou para trás.

Agora é concentração para o jogo em Porto Alegre.

Sem menosprezo, sem cantar vitória, sem cometer o erro de outros adversários. Tem que ser com os pés muito bem plantados no chão, jogar com raça, disposição, e muita, mas MUITA marcação mesmo, até o último segundo, até o árbitro apitar final de jogo.

E deixar a comemoração pra torcida.

Pra não repetir o erro da Espanha diante dos Estados Unidos.

Vamos lá, Cruzeiro, com raça, raça, raça, raça, raça!

Estados Unidos 2 x 0 Espanha

Que vexame!

Os Estados Unidos bateram a Espanha por 2 x 0 pela Copa das Confederações 2009!

De nada adiantou a Espanha dominar todo o jogo e não fazer gol.

Como diz o velho ditado do futebol, quem não faz, leva.

Um artigo no USA Today diz que o resultado desse jogo foi uma anomalia, e que o Iker Casillas falou que em cada dez partidas os espanhóis ganhariam nove dos estadunidenses.

O problema é que essa uma que perderiam foi a de ontem, exatamente aquela que não poderiam perder.

Eu assisti em tv aberta, e concordo com o jogador Amoroso, que estava comentando o jogo: o Casillas foi com a mão mole pra defender o chute do Altidore (é só comparar com uma defesa do Fábio, do Cruzeiro, ontem, contra o Grêmio, na qual ele pulou horizontalmente para tirar uma bola que talvez batesse na trave, e que ele foi com o braço parecendo uma marreta, jogando a bola pra escanteio).

Com certeza, o que faltou à Espanha foi o espírito, a garra, a motivação e a vibração que teve o Cruzeiro ontem contra o Grêmio. E que sobrou no time estadunidense.

Aliás, o Jozy Altidore é jogador do Villarreal da Espanha, e estava encostado por lá. Certamente ele teve uma motivação a mais nesse jogo!

E o Sérgio Ramos presumiu que o jogador estadunidense estava já fora da jogada no segundo gol (como ele mesmo admitiu depois).

Como todo jogador que acredita que o defensor vai falhar e fica atento até o fim da jogada, o Dempsey aproveitou a bobeada do Sérgio Ramos e mandou pra dentro.

Brasil que se cuide hoje com os Bafana Bafana!

Precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!

Lançamento do blog Futebol Campeão do Mundo

Este blog é sobre nosso futebol campeão do mundo: pentacampeão com a Seleção e campeão mundial com vários clubes.

Mas também há artigos sobre jogos e jogadores de futebol de outras nacionalidades.

Só aviso que sou torcedor, não jornalista esportivo.

E não fico em cima do muro: meu clube de coração é o Cruzeiro Esporte Clube.

E meu segundo clube é o Internacional de Porto Alegre.

Bem-vindos ao Futebol Campeão do Mundo,

Gentil.
p.s. para  saber quem eu sou, visitem esta página. E para ver a lista de todos os artigos publicados aqui, vejam o Mapa do Site.